Grécia. BCE aumenta linha de liquidez para bancos

Grécia. BCE aumenta linha de liquidez para bancos


No próximo dia 30, Atenas terá de pagar perto de 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).


O Banco Central Europeu (BCE) aumentou esta quarta-feira em 1,1 mil milhões de euros a linha de financiamento de emergência que tem sido utilizada pelos bancos gregos, passando o seu limite para 84,1 mil milhões de euros, disse à AFP fonte bancária grega.

A fonte considerou que este limite é suficiente, sem, no entanto, precisar qual o montante que não foi utilizado e que funciona como reserva. Nas últimas semanas, o montante estava em 3 mil milhões de euros.

Os números oficiais divulgados pelo Banco da Grécia indicam que os depósitos bancários tiveram uma redução de 30 mil milhões de euros entre Dezembro e Abril, devido à preocupação dos depositantes com as consequências da chegada ao poder do partido de esquerda radical Syriza.

Segundo informações na imprensa, os levantamentos aumentaram recentemente, face à eventualidade de um controlo de capitais, numa altura em que o país enfrenta problemas de liquidez e precisa de financiamento para cumprir os seus compromissos financeiros.

O BCE tem vindo a aumentar regularmente esta linha, de forma a garantir liquidez aos bancos gregos desde que decidiu, em fevereiro, deixar de aceitar dívida grega como garantia nas operações normais de refinanciamento.

Lusa