O destino é Portugal, na segunda prova portuguesa de columbofilia de grandes distâncias.
Os pombos de competição irão percorrer uma distância que poderá variar entre os 550 e os 800 quilómetros, até ao "regresso a casa", segundo dados da Federação Portuguesa de Columbofilia.
Esta é a segunda prova de fundo (grandes distâncias) organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) em colaboração com as associações distritais e coletividades e é uma das maiores realizadas no espaço europeu, refere um comunicado enviado à agência Lusa.
Os pombos-correio de competição vão ser transportados em 15 camiões TIR, especialmente equipados para o transporte.
As soltas dos pombos provenientes de todos os distritos portugueses serão únicas e feitas de uma só vez.
Para acompanhar as competições, a FPC fundou o Portal de Classificações Nacionais, no qual se podem encontrar as prestações dos pombos, que assentam nos princípios de transparência, rigor e celeridade.
Os resultados distritais e nacionais serão atualizados ao longo da campanha desportiva, sendo constituído semanalmente um ranking provisório dos Campeonatos Nacionais com base nas classificações distritais rececionadas, permitindo aos concorrentes acompanhar a evolução da prova.
A partida para Valência está prevista para o próximo dia 18 de junho, estando o regresso agendado para o dia da largada dos pombos.