A ideia é juntar as novas formas de comunicar com a campanha de angariação de fundos para uma nova ala pediátrica no Hospital de SãoJoão, no Porto. A aplicação, grátis, funciona com o ecrã do telemóvel, que terá um martelo animado que sobe e desce como um martelo tradicional. O movimento do telefone quando imita o movimento do martelo acciona a “martelada” – ou smartelada, como se chama nesta aplicação – e ao mesmo tempo ouve-se o som característico do martelinho do São João.
Os responsáveis da empresa Marquinista, que, juntamente com a Savvi, desenvolveram a app para a Associação O Joãozinho, explicam que a “mecânica que converte ‘smarteladas’ em euros para a associação é acordada entre a empresa e os patrocinadores no final da acção”, que vai decorrer até ao último dia deste mês.
O custo total de uma nova ala pediátrica do hospital é de cerca de 20 milhões de euros e a associação garantiu que “já estão angariados perto de um milhão”. O presidente da associação, Pedro Arroja, explica que “a missão da OJoãozinho se realiza com a entrega ao Hospital de São João da nova ala pediátrica, que será do hospital a partir do lançamento da primeira pedra, competindo à associação obter o financiamento, adjudicar a construção da obra e encontrar os meios de pagamento necessários. É uma oferta sem quaisquer contrapartidas da comunidade ao Hospital de São João”.
Para os responsáveis da empresa promotora da aplicação, o maior ganho para a associação O Joãozinho será toda a divulgação que vai conseguir durante este período, “em que se vai falar muito sobre o projecto, alertando não só para esta acção, mas para todas as outras formas de contribuição disponíveis durante todo o ano, atraindo assim outros possíveis financiadores e donativos”.
Instruções Quando se faz download da aplicação, o sistema atribui uma equipa ao utilizador. A Marquinista refere que “o ecrã do martelo é personalizado com o logótipo do sponsor da equipa atribuída. A app tem um contador das smarteladas individuais, um contador de smarteladas da equipa e um contador de smarteladas totais de todas as equipas, que irão sendo actualizados no website www.smartelada.pt, que vai actualizando os contadores de todas as equipas em competição.
Os “ideólogos” da iniciativa acrescentam que a aplicação, “para ser inclusiva, terá até uma personalização para destros e esquerdinos. Terá o som do martelo e o logótipo do sponsor dessa equipa é smartelado e pulsa com cada smartelada”.
Para os responsáveis da empresa, a finalidade é também “reposicionar a causa Joãozinho, conseguindo trabalhar com outros territórios a que normalmente não acederia: tecnologia, turismo, promoção da cidade do Porto e da sua maior festa de rua”. A empresa sustenta que a divulgação da iniciativa é feita através da “imprensa, das redes sociais e do passa a palavra”. Os responsáveis acreditam que “a abordagem moderna e cool da app (que faz evoluir o S. João do martelo de plástico para uma versão 2.0), associada a uma causa solidária tão nobre como a construção da primeira unidade de pediatria da Europa de iniciativa da sociedade civil, fará de cada pessoa um embaixador/impulsionador desta acção de marketing solidário”.