Tarifas do gás natural descem 3,5% em Julho

Tarifas do gás natural descem 3,5% em Julho


Tarifas do gás natural descem 3,5% para famílias que se encontrem em mercado regulado.


A partir de 1 de Julho as tarifas vão descer 3,5% para clientes domésticos e pequenos comerciantes, que se encontram em mercado regulado. O anúncio foi emitido através de um comunicado da Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE).

Encontram-se neste escalão os consumidos quem têm um consumo anula inferior ou igual a 10.000 metros cúbicos, enquanto os que consumam acima de 10.000 metros cúbicos – considerados a pequena industria pela ERSE – têm uma descida de 5%, por fim os consumidores de pequena pressão – a indústria – vê uma descida de 2,9%.

Esta é a segunda actualização tarifária do gás natural. A primeira aconteceu a 1 de Maio, onde se registou uma descida de 3,9% comparativamente ao montante em vigor em Julho de 2014, para consumidores domésticos e pequenos comércios, 6,5% para consumidores intermédios e de 9,4 para os consumos da indústria.

Aos clientes finais dos comercializadores do último recurso tem uma tarifa social de venda com uma descida de 7,3%, que prevalece de Julho de 2015 a Junho de 2016.

Esta descida, segundo informação da ERSE, é justificada por diversos factores, designadamente a diminuição do preço do petróleo no último trimestre de 2014, a descida dos custos com os acessos às infra-estruturas reguladas – rede de distribuição do gás natural – e a afectação da Contribuição Extraordinária sobre o Sector Energético (CESE) aos custos do Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN).