Com as negociações a arrastarem-se sem fim à vista — ainda esta quinta-feira a equipa do FMI abandonou as negociações em Bruxelas por considerar que as divergências continuam insanáveis — os mais altos responsáveis europeus começam a preparar-se para todos os cenários, incluindo o incumprimento da Grécia. Segundo avançou a Reuters, a zona euro está pela primeira vez a discutir formalmente um “default” da Grécia.
A acontecer, seria o primeiro incumprimento num país da zona euro, mas discutir o assunto já deixou de ser tabu. “Pela primeira vez houve discutiu-se um ‘plano B’ para a Grécia”, afirmou um responsável europeu ouvido pela Reuters.
Isto porque o cenário ideal, o de um acordo que permitiria à Grécia receber os restantes 7,2 mil milhões de euros, parece cada vez menos provável de se concretizar, como explicou outra fonte próxima das conversações: “Exigiria numa questão de dias progressos que não foram possíveis em semanas. A reacção do BCE, do FMI e de muitos Estados-membros é de muito cepticismo.”
{relacionados}
Os representantes dos governos europeus passaram por isso a ter agora, segundo a Reuters, três cenários em cima da mesa para o que sucederá com a Grécia no final de Junho.
Além o acordo e da possibilidade de uma nova extensão do prazo do segundo resgate (têm sido discutidas várias possibilidades), surge pela primeira vez um terceiro cenário, para o qual os representantes de alguns países europeus consideram que a zona euro se deve começar a preparar: a Grécia entrar em incumprimento.