I Liga. Tondela e União fazem a festa à custa das lágrimas de Chaves e Covilhã

I Liga. Tondela e União fazem a festa à custa das lágrimas de Chaves e Covilhã


Dura batalha de 46 jornadas decidida nos últimos segundos entre quatro equipas.


O Tondela, que empatou 1-1 em Freamunde, com um golo nos descontos, e o União da Madeira, vencedor na casa do Oriental por 3-0, conquistaram neste domingo a subida à I Liga.

A equipa de Tondela, que há meia dúzia de anos estava nos Distritais vai cumprir a primeira época entre os ‘grandes’ em 82 anos de história.

Sagrou-se campeã, com 81 pontos, contra 80 do União da Madeira, que disputou a quinta e última época na I Liga em 1994/95. Os insulares regressam à I Liga e juntam-se a outras duas equipas madeirenses Marítimo e Nacional.

As lágrimas ficaram para o Desportivo de Chaves (2-0 à Oliveirense) e o Sporting da Covilhã (2-0 ao Santa Clara, fora). Apesar dos triunfos, de nada lhes valeu. O Chaves passoou mesmo de virtual campeão da II Liga para ficar de fora dos lugares de despromoção.

A formação insular subiu graças a um livre direto de André Carvalhas, aos 90+4 minutos, em Freamunde, e à vantagem no campeonato a três com flavienses e serranos – os mesmos sete pontos do Chaves, com 6-3 em golos, contra 5-4, e três do Covilhã.

Lusa