Almoçou há pouco mais de 30 minutos e já lhe apetece comer novamente?
A verdade é que isto acontece a muitas pessoas. Passam o dia com fome e aproveitar todos os bocadinhos para petiscar o que quer que seja. O “Huffington Post” fez uma lista de razões para isto. Aqui ficam algumas:
1 – O cansaço. “Dormir pouco pode levar a um aumento dos níveis de grelina, a hormona que estimula o apetite, bem com a um decréscimo dos níveis de leptina, a hormona que faz com que existe uma sensação de satisfação”, explica Rumsey.
2 – A desidratação. “A desidratação pode ser muitas vezes confundida com a sensação de fome, quando na verdade o seu corpo só precisa de fluidos”, explica Alissa Rumsey, porta-voz da American Academy of Nutrition and Dietetics.
3 – Os hidratos de carbono. “Os hidratos de carbono simples, aqueles que encontramos em pastéis ou bolachas, aumento os níveis de açúcar no sangue rapidamente, depois deixam-nos ‘cair’ de uma forma abrupta”, explica a nutricionista Maggie Moon.
4 – O álcool. As pessoas têm uma maior tendência para comer pratos com mais calorias depois de consumirem álcool.
5 – O stress e a ansiedade. Quando vivemos situações mais desgastantes, o nosso organismo produz mais hormonas ligadas ao stress – adrenalina e cortisol. Isto faz com que o necessite de mais energia para reagir.