Miliband e Clegg demitem-se depois de derrota “esmagadora”

Miliband e Clegg demitem-se depois de derrota “esmagadora”


Depois de derrota estrondosa para os conservadores, que obtiveram maioria absoluta.


Os líderes dos liberais democratas, Nick Clegg, e dos trabalhistas, Ed Miliband, demitiram-se das lideranças dos partidos, depois da derrota esmagadora que sofreram nas eleições gerais desta quinta-feira.

"Os resultados foram esmagadores", disse Clegg, que até aqui era vice-primeiro-ministro no Governo cessante liderado pelo conservador David Cameron, que venceu as eleições.

{relacionados}

Para Miliband a derrota não foi menor. O seu Labour, principal partido da oposição, seguia nas sondagens praticamente empatado com o Partido Conservador, mas a vitória acabou por ir para Cameron, que será reconduzido no cargo de primeiro-ministro com uma inesperada maioria absoluta.

Na apresentação da sua demissão Miliband afirmou que assume a "responsabilidade total e absoluta" pela derrota e anunciou que a vice-presidente do partido, Harriet Harman, assumirá a liderança.

No Labour saem também derrotados o ministro-sombra das Finanças, Ed Balls, o líder na Escócia Jim Murphy, e o ministro-sombra dos Negócios Estrangeiros, Douglas Alexander.