Portugueses estão entre os que mais partilham bens, desde o pico da crise, há cinco anos.
Cerca de 14% dos lusos afirmam partilhar ou trocar bens – como móveis, electrodomésticos e vestuário – mais do que há cinco anos, revela o mais recente estudo da Cetelem. Já a média europeia situa-se nos 9%. À frente dos portugueses estão apenas os húngaros: 16%.
Os europeus preferem comprar pela internet. Só 15% é que não aderem a esta modalidade de consumo. Por sua vez, os portugueses são mais resistentes: 33% não realizam de todo compras novas na Internet. Os lusitanos são os que menos compram mais artigos novos na Internet do que há cinco anos (28% vs 39% da média europeia).
Segundo este estudo, o mercado de segunda mão também está a ganhar terreno, tanto no lado da revenda como da compra. Cerca de seis em cada dez europeus revendem os seus objectos e dois em cada três compram artigos em segunda mão. No nosso país, 26% dos inquiridos afirmam revender produtos mais do que antes e 21% dizem comprar actualmente mais itens em segunda mão.
O drive, sistema que permite encomendar produtos pela internet e levantá-los depois em loja, também está mais desenvolvido e a crescer em adeptos. Cerca de 15% dos consumidores europeus utilizam-nos mais hoje do que há cinco anos. Em Portugal, só 10% dos consumidores respondeu afirmativamente. Ao contrário, na Europa Central e Oriental a percentagem dispara: 39% na República Checa, 28% na Polónia e 20% na Eslováquia e na Roménia.
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 8.719 europeus (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia.