Feira do disco mais indie não há

Feira do disco mais indie não há


O Príncipe Real recebe até domingo a primeira edição do Mercado da Música Independente 


Editoras, concertos, DJ sets e comes e bebes. Diferentes agentes da indústria, sempre com carimbo indie. Se não foi a tempo de apanhar o Record Store Day – ou se o apanhou e não foi pouco (nas gomas como nos discos nunca se compra só um), estas linhas são para si. O primeiro Mercado da Música Independente passa este fim-de-semana por Lisboa. Onde em particular? No bairro mais mainstream dos últimos tempos: o Príncipe Real. Sem mais cantigas orelhudas, vamos já despachar as coordenadas exactas: Picadeiro Real do Antigo Colégio dos Nobres, integrado no complexo do Museu de História Natural, na Rua da Escola Politécnica). 

As celebrações começam já hoje, com a festa que antecipa o fim-de-semana de todas as comemorações (isso, o 25 de Abril). Ao vivo, com passaporte português, apresentam-se a guitarra de Tó Trips e a psych folk dos Beautify Junkyards, com novidades no bolso. Para mais os Junkyards tanto fazem versões de Os Mutantes como de Zeca Afonso, para ficar descansado quanto à devida evocação da efeméride.

No mesmo dia, há ainda o concerto do escocês Alasdair Roberts, que tem álbum lançado em Janeiro deste ano, homónimo, para mostrar ao mundo. Uma escala à beira Tejo, em vésperas da digressão pelo Reino Unido, do guitarrista folk editado pela norte-americana Drag City, a mesma de nomes como Bill Callahan, Royal Trux, Joanna Newson ou Bonnie Prince Billy, e o selo convidado para esta primeira edição do Mercado. A boa nova, e indie mais indie não há nos dias que correm, é que a entrada para qualquer dos dias, promovidos pela Junta de Freguesia de Santo António, é livre. 

Quanto às editoras presentes, anote as referências que se seguem. Banzé, Ananana, Chili Con Carne, AmorFúria, Monster Jinx, Traineira, Lux Records, Tink, Groovie Records, Hey Pachuco, Chaputa, Groovement, Metrónomo, Cafetra, Mbari, Principe, Shhpuma, Lovers & Lollips, D.I.S.C.OTexas, Pontiaq, Kimahera, FlorCaveira, Dromos, Meifumado, Sombra e One Eyed Jacks. Também os portuenses Dealema vão ter a sua banca e mostrar novidades. 
Amanhã, a rodar discos a partir das 17h, há set de Sombra, Dgtldrmr, Groovement, Tink! Music, e Xungaria No Céu. Domingo, entre as 14h e as 16h30, é a  vez de GI Joe, Spark + JK, Savanna e PZ + Corona.

Festa de abertura, hoje, às 21h (até à meia noite. Sábado, dia 25, das 11 às 20h00; Domingo, dia 26, das 12h às 18h00. Entrada livre