Jugoslávia. É com cada cromo que só visto


Eureka, eureka: uma caderneta do campeonato jugoslavo 90-91, o penúltimo de sempre antes  da divisão em cinco países, um dos quais a Sérvia, o próximo adversário da selecção nacional na qualificação para oEuro-2016, domingo, na Luz. Ao folheá-la, é uma imensa chuva de estrelas.Que emoção. Seleccionámos as vinte melhores figuras, 12 das quais ligados a…


Eureka, eureka: uma caderneta do campeonato jugoslavo 90-91, o penúltimo de sempre antes  da divisão em cinco países, um dos quais a Sérvia, o próximo adversário da selecção nacional na qualificação para oEuro-2016, domingo, na Luz. Ao folheá-la, é uma imensa chuva de estrelas.Que emoção. Seleccionámos as vinte melhores figuras, 12 das quais ligados a Portugal (os da moldura amarela)

Bilic
O rockabilly do futebol jugoslavo tem 22 anos e joga de caras noHajduk Split, de onde sairia em 93 para o Karlsruhe e depois para oWest Ham, onde apadrinha a estreia de Dani em Janeiro de 96.
 
Jokanovic
O sérvio mais madeirense de sempre? Óbvio. O central do Zemun começa no União (93-94, com 16 amarelos e quatro vermelhos: irraaaaa) e acaba noNacional (02-03).Pelo meio, o caminho Marítimo da fama (95/01).
 
Pudar
Guarda-redes do Hajduk Split, internacional jugoslavo e suplente no Mundial-82. O Espinho, da Honra, vai buscá-lo em 90 e o Boavista contrata-o. Bola extra: ganha dois jogos na Luz (e ainda um ao Inter) em 91-92.
 
Vujacic
Contratado por Sousa Cintra ao Partizan à revelia de Bobby Robson, só começa a jogar com Carlos Queiroz. Quatro épocas em Alvalade valem-lhe dois títulos (Taça de Portugal-95 e Supertaça nacional-96).
 
Stanic
O Zeljeznicar vê-o crescer, oDínamo Zagreb amadurece-o. Em 94-95, o Benfica da Parmalat (e, vá, Artur Jorge) desaproveita-o.Ai não? Basta ver os quatro golos nos últimos jogos (Boavista-2, Salgueiros e Tirsense).
 
Vladan
O irmão mais velho de Stojkovic (o doagarra-me se puderes num FCP-SCP) assina pela Ovarense em 92 mas só joga na 1.ª pelo Leça em 95, vs. Jesus (Felgueiras). Em 91 jogos, 16 amarelos e um vermelho. Que guarda-redes.
 
Simanic
O Proleter vende-o ao Estugarda e daí transfere-se para o Benfica de Toni no ano do 6-3. Não faz um único jogo (é suplente vs. Braga e Belenenses) e vai pregar para outras freguesias: Boavista, Famalicão e Ovarense.
 
Stevanovic
O 10 do Partizan gosta do Algarve;: elimina o Portimonense na Taça UEFA em 83-84 e assina pelo Farense em 93. Marca a Baía (1-0 ao FCP) antes de marcar época no Vitória de Setúbal (94-95) e Campomaiorense (95-96).
 
Mihajlovic
Aos 21 anos, os seus livres já se falam no Vojvodina. É médio esquerdo. Só se transforma em lateral por Boskov na Roma e depois central por Eriksson na Sampdoria. Campeão italiano na Lazio comCouto e Conceição.
 
Savicevic
O seu toque de bola é genial e disso se apercebe Zubizarreta (Barcelona) com aquele chapéu de aba larga na final da Liga dos Campeões-94. Três anos antes, levantara o troféu pelo Estrela Vermelha. É obra.
 
Boban
Campeão mundial sub-20 em 1987, é seu o penálti decisivo para o 5-3 sobre a RFA. Campeão europeu no Milan, ao lado de Savicevic, o habilidoso médio joga no DínamoZagreb com Suker. Fogo, g’anda pinta.
 
Dane
O FKSarajevo, agora da Bósnia, apresenta um médio criativo de categoria internacional que faz carreira no Minho: primeiro Famalicão (91-92 e um golo ao Benfica), depois Vitória (92/96 e outro golo ao Benfica).
 
Zahovic
O Partizan empresta-o ao Proleter e dá-se bem. Em 93, o Vitória de Pimenta Machado acerta na sua contratação. O FCP, então, nem se fala (tricampeão nacional).Acaba a carreira no Benfica (campeão de novo, 2005).
 
Prosinecki
Faz parte da única selecção jugoslava campeã mundial sub-20, em 1987. E faz parte da única equipa jugoslava a ganhar a Taça dos Campeões (Estrela Vermelha-91). Génio e figura no Real Madrid e depois no Barcelona.
 
Punisic
O Vojvodina NoviSad lapida-o e é o Castellón quem o acolhe de braços abertos. Um passo para o lado e ei-lo noBeira-Mar, no 11 do compatriota Filipovic. Pendura as chuteiras no Farense de Paco Fortes.
 
Mijatovic
É campeão espanhol no Real Madrid de Secretário (96-97) e ganha a Taça de Itália pela Fiorentina de RuiCosta mais Nuno Gomes (2000-01). Decide ainda a final da Taça dos Campeões-98 a favor do Real Madrid (1-0 à Juve).
 
Boksic
As maçãs do rosto denunciam a juventude do avançado, campeão italiano com PauloSousa (Juve-97) mais Conceição e Couto (Lazio-2000). Antes, é melhor marcador de França e campeão europeu (Marselha-93).
 
Vorkapic
Tal como Zahovic, faz a viagem entre Belgrado e Guimarães sem escalas. Não é tão exuberante com Zlatko mas marca aoSporting na última jornada da liga 94-95. Na época seguinte, nem um jogo a titular. Em 96-97, é da Ovarense.
 
Drulovic
Fugido da guerra (e do RAD), chega a Portugal através de um empresário alemão. O Gil convive duas épocas com o mestre do pé esquerdo e o FCP oito (pentacampeão) antes de Benfica (2001/03) e Penafiel (04-05).
 
Suker
Como Mijatovic, é campeão espanhol no Real Madrid de Secretário e ainda campeão europeu (já sem o lateral português, tsss tsss). Como Boban, é campeão mundial sub-20. Melhor marcador do Mundial-98.