O Conselho de Redacção da televisão deu hoje parecer positivo à nomeação de Paulo Dentinho como director de informação, em substituição de José Manuel Portugal, segundo comunicado a que a Lusa teve hoje acesso.
\r\nDe acordo com a nota à redacção, os membros eleitos do Conselho de Redacção (CR) deliberaram “emitir parecer favorável em relação à nomeação do jornalista Paulo Dentinho para director de informação, nos canais nacionais e internacionais”.
\r\nO CR realça “a importância de ter sido privilegiada uma solução interna para um cargo de elevada responsabilidade, escolha que valoriza de forma inequívoca o trabalho quotidiano da redacção”.
\r\nOs membros eleitos do CR “exprimem entendimento unânime de que o jornalista Paulo Dentinho é detentor de um currículo profissional exemplar, quer nas tarefas de repórter, quer em funções de chefia, circunstância que evidencia estarem asseguradas todas as condições para a prossecução da defesa intransigente dos valores do jornalismo de serviço público plural, isento e rigoroso”.
\r\nO órgão representativo da redacção disse ser de “salutar” a “relação de cooperação mantida com o jornalista José Manuel Portugal e restante direcção de informação, ao longo do mandato que agora termina”.
José Manuel Portugal foi hoje ouvido na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
\r\nÀ saída, o director de informação exonerado escusou-se a fazer comentários.
\r\nTambém hoje o CR da rádio pública anunciou, num comunicado à redacção, que apresentou queixa contra a administração da RTP no regulador ERC e no Sindicato dos Jornalistas por incumprimento das normas na exoneração Fausto Coutinho do cargo de director de informação e a nomeação de João Paulo Baltazar para o seu lugar.
\r\nNeste momento, a administração da RTP, representada pelo seu presidente, Gonçalo Reis, e pelo vogal Nuno Artur Silva, estão a ser ouvidos pelo regulador sobre as mudanças na estrutura organizativa da empresa divulgadas na passada sexta-feira.