Depois de Nova Iorque e Londres, a semana da moda chegou a Milão repleta de fashionistas, bloggers, “it girls”, designers, revistas e paparazzi para receber as colecções de Inverno da próxima estação das grifes italianas. Na cidade conhecida como a capital da moda, o espectáculo não acontece apenas nas passerelles. Nestes dias, o glamour invade também as ruas de Milão onde as fashion victims esquecem o frio e a calçada difícil e fazem tudo para captar os flashes vestindo-se de forma arrojada e com saltos vertiginosos.
Perante este cenário, fomos a Milão e, através do desfile de uma das mais tradicionais e conceituadas marcas, a Moschino, tivemos a oportunidade de conhecer a “it girl” do momento, uma das jovens italianas mais influentes do mundo: Chiara Ferragni.
Com medidas de manequim, muito magra e 1,77 metros de altura, encontramos Chiara vestida em Moschino, com o cabelo loiro apanhado a realçar os olhos azuis e a pele muito clara. Constantemente solicitada para fotografias, Chiara não largava o sorriso, a simplicidade e a simpatia perante todos. Enquanto observávamos tudo isto, milhões de pessoas assistiam de forma virtual ou sabiam pelo menos onde estava a blogger. Porquê? Porque a jovem italiana não deixa escapar nenhum momento ou outfit. Assim que se sentou no seu lugar, pegou nos presentes oferecidos pela marca, fotografou-os e pôs as fotos de imediato no Instagram. Resultado? Em menos de uma hora obteve 20 mil gostos e centenas de comentários. Portanto, caso encontre a blogger, o mais provável é que esteja a posar para paparazzi, a tirar selfies ou a distribuir sorrisos.
Se ainda não ouviu falar da jovem italiana de 27 anos, pergunte aos seus mais de 3,3 milhões de seguidores no Instagram. Chiara é já um caso de estudo em Harvard num MBA de Marketing de Luxo. Porquê? Os números falam por si. Além do Instagram, tem mais de um milhão de seguidores no Facebook, as suas fotos atingem milhares de gostos em escassos minutos, e foi considerada pelo portal britânico de informação e análise sobre o negócio da moda Business of Fashion uma das personalidades mais influentes no ramo.
Mas recuemos a 2009, quando tudo começou. Chiara estava a tirar o curso de Direito na Universidade Luigi Bocconi de Milão quando decidiu criar um blogue intitulado The Blonde Salad. Tinha um fascínio por moda, fotografia e viagens, e a partir daí foi conquista atrás de conquista. No entanto, o seu sucesso não se restringe às redes sociais. A blogger é constantemente capa nas principais revistas de moda, objecto de editoriais de moda, rosto de campanhas publicitárias, lançou um livro, viaja por todo o mundo para colaborar com as principais casas de moda e ainda criou uma linha de acessórios, em 2010, que representa actualmente 70% dos seus ganhos anuais. Sejamos realistas: com o seu aspecto de supermodelo e com o seu guarda-roupa, é uma espécie de conto de fadas para os amantes da indústria da moda.
Natural de Milão e actualmente a viver em Los Angeles, Chiara Ferragni é convidada para os eventos mais restritos (acompanhou o último desfile da Victoria’s Secret nos bastidores, tendo até viajado no avião privado com os Anjos para Londres), assiste na primeira fila aos desfiles das semanas de moda internacionais em Nova Iorque, Londres, Milão e Paris e colabora com diversas marcas, incluindo Dior, Kenzo, Tommy Hilfiger, Louis Vuitton, Philipp Plein, Yves Saint Laurent e Chanel, entre outras. Além disso, o seu espírito empreendedor e paixão por sapatos revelaram-se uma força imparável. Os sapatos da sua colecção são vendidos entre os 170 e os 420 euros e estão disponíveis em 200 lojas espalhadas por 25 países tendo sido apresentados pela primeira vez, este ano, na Semana da Moda de Milão.
Em suma, bastaram cinco anos para a italiana atingir o topo do sucesso como fashion blogger. Em 2014 Chiara facturou cerca de 7 milhões de euros e integrou a lista “30 Under 30” em arte e estilo para 2015 da “Forbes”, que selecciona 30 pessoas com histórias de sucesso. Qual será a sua próxima aposta (ou será mais certo utilizarmos a palavra “conquista”)? Para saber, basta aguardar em frente ao computador ou ao telemóvel.