Gabriel Medina foi eliminado pelo irlandês Glenn Hall na 3.ª ronda do Quiksilver Pro Gold Coast, na Austrália. A primeira etapa do circuito mundial 2015 (que agora se intitula World Surf League), onde o brasileiro tinha vencido no ano passado, não correu bem ao novo herói do surf mundial. Medina até conseguiu um resultado superior a 14,23 pontos (o score de Hall), porém foi desqualificado por interferência numa onda em que o irlandês tinha prioridade. Irritado pela deliberação, o campeão mundial deu uma entrevista corrosiva após a sua bateria.
Gabriel começou por criticar o timing da organização na escolha dos dias de prova na Gold Coast e acabou a arrasar a sua desqualificação. “Antes de mais, [a longa interrupção] foi uma má decisão para a competição. Esperámos 10 dias e estenderam mais dois dias para apanhar ondas como estas. Acho que o Kieren [comissário da WSL] não fez um bom trabalho, espero que possa melhorar. Em segundo, a interferência. Um dia tentarei entender esta nova regra. Em terceiro, da próxima vez que o Glenn me diga fuck you vou-lhe ensinar alguns palavrões em português”. As entrevistas em directo aos atletas, para a transmissão da WSL, são normalmente tranquilas. Ainda Medina tentava terminar a frase, já o microfone lhe tinha sido retirado. As declarações acabaram ali. A WSL não gosta de polémicas.
“Este é o maior palco do surf profissional, a exigência é alta e não há falta de paixão. A entrevista após o heat do Gabriel não teve a conduta digna de um atleta deste nível. A liga discutiu com ele e vai tomar medidas, se necessário”, afirmou Kieren Perrow, comissário da WSL. Numa coisa Medina tinha razão. As ondas não estavam à altura da elite do surf mundial e muitos foram os que saíram da água frustrados.
Já no primeiro dia da prova, a 28 de Fevereiro, o mar não estava com mais de um metro. Depois de um longo período de espera, o cenário repetiu-se. O regresso dos surfistas à competição trouxe várias surpresas. Do top-5, apenas Mick Fanning se mantém em prova. John John Florence também caiu na 3.ª ronda, ao perder com Matt Wilkinson.