Vamos ser sinceros. Neste momento devia estar a ler uma página sobre Brian Williams, o jornalista da NBC que foi suspenso do canal por seis meses por ter inventado a história de que o helicóptero em que seguia esteve debaixo de fogo no Iraque. Mas mudámos tudo a tempo da estreia deste novo suplemento sobre pessoas, animais e sopas de ostras – e até vestimos pinguins a rigor para a ocasião (mentira, eles já estavam assim).
Dos mentirosos não reza a história, muito menos de jornalistas mentirosos. É aqui que Brian Williams sai de cena para dar espaço a outras aventuras, que até parecem inventadas. Mas nem a imaginação do jornalista mentiroso conseguiria chegar à vida de Alfred Date – Alfie para os amigos e fãs, que são cada vez mais, principalmente nesta última semana, em que o seu perfil voltou a circular na internet, em sites virais como o BuzzFeed ou o Mashable.
Date, com um apelido que também calha bem em sábado de S. Valentim, tem 109 anos e é o homem mais velho da Austrália. É ele também o criador das camisolas de lã da fotografia em baixo, feitas de propósito para pequenos pinguins. Posto isto, está na altura de fazer uma pausa na leitura e escolher a sua preferida. E até apostamos que é aquela em que o pinguim modelo, o segundo a contar da esquerda, exibe uma camisola quentinha com o símbolo da famosa editora Penguin. Ah, a ironia dos 109 anos.
Se tínhamos dúvidas quanto ao segredo da longevidade, ele pode estar no tricô. Alfie Date, várias vezes entrevistado por jornais e canais de televisão de cada vez que bate mais um recorde de idades no seu país, lembra-se de ver o Titanic a ir ao fundo em 1912 (calma, ele não estava lá, e não foi aí que conheceu os pinguins). Lembra-se também da Primeira Guerra Mundial e sobretudo lembra-se do apelo da Penguin Foundation, uma ONG australiana de Phillip Island, apoiada por celebridades como Kylie Minogue.
Em Março do ano passado, a organização pediu camisolas-miniatura – suficientemente pequenas para um pinguim caber dentro delas – a todos os amantes de tricô. Alfred Date não sabe “dizer que não quando lhe pedem um favor”, confessou numa entrevista ao canal 9 News, e não foi desta que deu uma nega às enfermeiras do lar onde mora. Assim que lhe falaram deste desafio, deitou mãos à obra, quer dizer, às agulhas, e começou a tricotar.
A primeira vez que fez tal coisa foi há 80 anos, quando lhe pediram que fizesse uma camisola para o sobrinho. “Agora [o sobrinho] tem idade para ser teu avô”, diz na entrevista. Não temos dúvidas.
As enfermeiras deram-lhe novelos de lã grossa – “se não usares lã grossa é uma perda de tempo”, observa – e Alfie esteve “12 ou 13 horas” entretido, nem sabe bem quanto.
Segundo a Penguin Foundation, as camisolas ajudam os pinguins a sobreviver em caso de derrame de petróleo no mar. As marés negras costumam destruir as penas dos pinguins e permitir que a água se infiltre através das penas. Os pinguins tornam-se assim mais lentos e ficam mais vulneráveis aos caçadores. Não é portanto uma moda, tem a ver com a protecção da espécie.
A associação provou que este método resultava em 2001, quando 438 pinguins foram apanhados por uma maré negra perto de Phillip Island. As camisolas permitiram salvar 96% dos pinguins e devolvê-los à vida selvagem.
Já Alfred Date continua a tricotar nos seus tempos livres e já ensinou a arte aos 20 netos. É uma boa alternativa ao golfe, que praticou até aos 90 anos. J