Alguns corredores estão habituados em muitos dos treinos a utilizar géis de carbohidratos, de diferentes marcas e sabores, desde que haja as indicações apropriadas, essa prática justifica-se.
Algumas delas são actividades de longa duração (por exemplo, acima de 1 hora de execução, principalmente aquelas com uma elevada intensidade) e/ou contribuição para a performance física (em provas de rua, por exemplo). Ou seja, para muitos com até 1 hora, a ingestão apenas de água já se faz suficiente.
Ainda em relação às diferentes marcas encontradas no mercado, as concentrações existentes em cada uma delas de carbohidratos, vitaminas e minerais são bastante variáveis.
Por exemplo os géis vendidos geralmente possuem maltodextrina (carbohidrato mais complexo), frutose (carbohidrato mais simples), cafeína (que age reduzindo a percepção do esforço), além de algumas vitaminas (como C e E que contribuem para o reparo das microlesões teciduais que naturalmente ocorrem nos nossos músculos durante o exercício) e minerais (sódio, potássio e cálcio).
É aconselhável que a ingestão do gel seja feita com água, a fim de que os elementos presentes na sua composição sejam melhor aproveitados pelo organismo. Além disso, caso não esteja habituado (principalmente em treinos), não utilize um gel pela primeira vez numa prova de rua, por exemplo, para que se evitem distúrbios gastrointestinais (como náuseas e vómitos).
Lembrando sempre que o consumo dos géis durante quaisquer actividades físicas, mesmo com as suas indicações apropriadas, não substitui a necessidade de uma alimentação balanceada, principalmente quanto á presença de carbohidratos no pré e pós-treinos.
Portanto, os géis de carbohidrato são uma boa opção para nos acompanhar em treinos mais longos e eventualmente também em provas, com os seus benefícios relacionados com a melhoria do rendimento físico, durante a execução do exercício e também a uma recuperação mais rápida após o término do mesmo (reposição de glicogénio)o nosso stock de energia, tanto muscular, quanto hepático, ou seja no fígado!
*Anabela Valente possui diploma em Suplementação Nutricional para Atletas (ABED-Brasil), Técnica em Dietética e Nutrição (Lifesanté – Espanha) e ainda uma Pós-Graduação em Comportamento Ali-mentar e Obesidade (Cognos, Porto – 300 horas), frequentando actualmente o Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética (Instituto Piaget)
É uma Personal Trainer certificada pelo Instituto de Desporto de Portugal e pela IFBB – Federação Internacional de Bodybuilders.
Dúvidas e consultas via email: clinica_valente@hotmail.com