Corra e coma de forma saudável no Inverno


O Inverno continua a significar para muitos o período de interrupção da corrida ou caminhada, mas é nesta época do ano que as corridas devem tornar-se mais intensas: o frio leva ao aumento da ingestão de alimentos de alto teor calórico que serão eliminados com mais facilidade por meio da atividade física.    O facto…


O Inverno continua a significar para muitos o período de interrupção da corrida ou caminhada, mas é nesta época do ano que as corridas devem tornar-se mais intensas: o frio leva ao aumento da ingestão de alimentos de alto teor calórico que serão eliminados com mais facilidade por meio da atividade física.   

O facto de muitas pessoas deixarem de praticar desporto com as temperaturas baixas, foi o responsável pela criação da passadeira, o útil aparelho de fitness indoor, criado na Europa.

Porém, para quem prefere correr na rua, há que saber apostar numa dieta que aumente a imunidade do corpo.

Beber água é tão importante no Verão como no Inverno, senão mesmo mais importante nesta estação do ano. Com o frio, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal, precisando o corpo de água, cerca de 1.5 a 2 litros, antes e depois dos treinos e ao longo do percurso (a quantidade certa depende de pessoa para pessoa). Tentar intercalar chás e café com a ingestão de água. Com o músculo desidratado, a contração muscular pode não ocorrer corretamente durante a corrida.

Igualmente importante são os alimentos ricos em vitamina C e A, como frutas e legumes. Laranja, brócolos, morangos, kiwi, são alguns dos alimentos a apostar na corrida, pois aumenta a resistência durante os treinos. Outra aposta deve recair nos alimentos que possuem vitamina E. Estes últimos atuam como antioxidantes potentes, a exemplo dos frutos secos e ovos.

O consumo de alimentos que auxiliem na manutenção da energia corporal deve conter proteínas, como carnes, peixes, leites e derivados, além de líquidos quentes que ajudem a aumentar a temperatura do corpo. Hidratos de carbono complexos como pães, cereais e massas integrais; hortaliças e legumes cozidos, também são excelentes fornecedores de energia, ideias para manter os músculos fortes durante a corrida e para a recuperação pós-treino. Estes alimentos são ricos em fibras, que são utilizados pelo corpo, de forma mais lenta, e dão uma sensação de saciedade.

As sopas devem fazer parte das refeições diárias, optando pelas mais nutritivas e menos calóricas, de preferência sem batata. Frutas e saladas são também essenciais no Inverno, embora pareçam estar mais associadas ao Verão.

No Inverno há uma maior ocorrência de gripes e constipações, e também por isso é importante fortalecer o sistema imunitário. A vitamina C, especialmente, maximiza a função das células imunológicas e auxilia na manutenção de mucosas, inclusive a nível respiratório. Esta vitamina está presente, por exemplo: no morango, tangerina, citrinos (limão, laranja, lima, ananás), kiwi e tomate.

Outra dica importante é realizar três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar), dois lanches intermediários e uma ceia, em horários pré-determinados. Não pular refeições.

Alguns exemplos de alimentos que podem ser consumidos antes dos treinos, sem perturbar a capacidade atlética dos corredores: pão integral com recheio magro; sumos e batidos de fruta; bolo simples e bolachas, sem recheio ou cobertura; cereais com iogurte desnatado e mel; banana amassada com cereais e mel. Após o treino, aposte na recuperação dos músculos, através de alimentos que contenham proteína magra e hidratos de carbono complexos: peito de frango e peru grelhado, atum, peixes em geral, iogurte desnatado, queijo branco, entre outras opções saudáveis.

É fundamental conciliar uma dieta equilibrada com a prática desportiva. Por a ingestão de alimentos calóricos ser maior no Inverno, a corrida, caminhada e bicicleta são ótimas opções para evitar o ganho de peso comum na estação.