Running Apps: As sugestões da semana do iRunning #61


As aplicações podem vir a ser bastante úteis ao ajudar o corredor a atingir as suas metas. Calcular o tempo da corrida, registar o percurso via GPS, acompanhar o ritmo cardíaco, dicas de motivação, analisar e guardar para futura visualização os resultados de treino, são algumas das vantagens e recursos que levam à crescente oferta…


As aplicações podem vir a ser bastante úteis ao ajudar o corredor a atingir as suas metas. Calcular o tempo da corrida, registar o percurso via GPS, acompanhar o ritmo cardíaco, dicas de motivação, analisar e guardar para futura visualização os resultados de treino, são algumas das vantagens e recursos que levam à crescente oferta e procura de apps.

Esta semana o i Running destaca três aplicações orientadas para os corredores que não dispensam de ferramentas para uma motivação extra nos treinos. São elas:

Gain Fitness Cross Trainer – Esta aplicação é indicada para iniciantes que ainda não têm uma preferência por certas modalidades ou exercícios nem têm horários fixos para treinar. Gain é uma app que pode ser utilizada no ginásio, em casa ou ao ar livre, com recurso a alteres ou sem qualquer tipo de equipamento específico, em 30 minutos. Um treino personalizado pode ser construído conforme as especificações do utilizador. Imagens e vídeos explicam como fazer o exercício, enquanto dicas procuram inspirar os iniciantes. Gain Fitness Cross Trainer actua como uma sessão de treino completa em seu bolso. Apenas compatível com iOS (grátis). http://gainfitness.com.

Teemo – Aplicação gratuita para IPhone, Teemo disponibiliza exercícios de intervalo de tempo e coloca-os em contexto de aventura por todo o mundo. Foi projectado, não para o atleta ou o candidato a tal, mas para todas as pessoas que queiram fugir do stress diário e incluir um pouco de aventura (e ficar em forma). “Climb Everest”, “Eurotrek” ou “Jungle Rescue” são os desafios propostos pela aplicação, cujo utilizador pode convidar amigos para uma maior proeza. Para avançar na história é necessário completar pequenos exercícios num treino intervalado de 30 segundos. O progresso é marcado num mapa e vídeos instrutivos mostram como fazer os exercícios. O Teemo é uma aplicação com uma nova abordagem para o exercício, em que o objectivo não passa apenas na competição e no ganhar, mas em capacitar o utilizador para a aventura, como uma espécie de jogo viciante. http://goteemo.com.

Google Maps – O Google Maps pode ser útil num treino de corrida e sem ter que baixar nenhuma aplicação. É um dos sistemas de direccionamento e mapas mais usados da actualidade. Os utilizadores podem partilhar lugares e endereços mas até pouco tempo não era possível fazer o mesmo com direcções específicas. Porém, a nova actualização desta ferramenta do Google, e aplicação para aparelhos com Android, já permite a partilha das rotas. Foi adicionada a opção “Share” que facilita a outras pessoas fazer o mesmo percurso que o utilizador. Mais, assim que clicar na opção, é gerada uma lista de informações e dicas de direccionamento para todas as pessoas a quem a rota foi partilhada (compatível com WhatsApp e Facebook). Os utilizadores facilmente têm acesso a esta funcionalidade do Google através de um computador e aparelhos Android, porém, para quem tem dispositivo Apple é necessário instalar o Maps iOS.