Vários responsáveis da sociedade suiça Eurofin vão ser chamados ao Parlamento para serem ouvidos pelos deputados na CPI ao BES. A saber: Michel Creton, administrador, Valerie Cholvy, directora e Nicolo San Germano, accionista maioritário da Eurofin. Recorde-se que os deputados têm insistido em perceber qual o papel desta sociedade financeira em várias transacções financeiras levadas a cabo pelo BES.
Vai ser ainda chamado à CPI Pierre Butty, administrador da ES Services. O i sabe que o nome de Butty passou a integrar a lista dos requerimentos após a audição de José Castella, controller financeiro do BES, que ontem foi ouvido pelos deputados à porta fechada. A decisão partiu do PSD e do CDS-PP, após algumas declarações feitas por Castella.
Recorde-se que esta tarde é Francisco Machado da Cruz quem esta á a ser ouvido pelos deputados na CPI ao BES, numa audição que decorre também à porta fechada. Esta era uma das audições mais esperadas desta comissão, uma vez que este é o homem que Salgado responsabiliza pela ocultação de contas na ESI. Aliás, o contabilista chegou mesmo publicamente a assumir a responsabilidade por tais actos, tendo entretanto admitido que o fez apenas por “lealdade ao grupo”. Durante esta tarde o contabilista tem sido claro: Salgado sabia da acumulação e ocultação de passivo desde 2008.