Filipa Vacondeus morreu hoje aos 81 anos no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, onde estava internada.
“Ela já estava há alguns meses doente e, a seguir ao Natal, foi internada no Hospital Pulido Valente e hoje [a evolução da doença] terminou da pior maneira”, disse Liliana Valpaços da editora Matéria-Prima, onde Filipa Vacondeus publicou vários livros sobre gastronomia, incluindo o último, “Os petiscos da Filipa”.
Vacondeus foi autora de vários livros e ficou célebre pelos programas de culinária que apresentou na RTP, na década de 80.
Maria Filipa Carneiro de Mendonça Côrte-Real Vacondeus nasceu em 1933, em Lisboa. Nos últimos anos de vida manteve-se ligada à RTP Porto e, mais recentemente, tinha estreado um programa no canal “24 Kitchen”.
Vacondeus serviu de inspiração a Herman José, que criou uma personagem “com imensa paprika”.
Considerada uma das figuras mais carismáticas da cozinha portuguesa, nas últimas décadas, teve uma carreira de mais de 30 anos em que esteve à frente de restaurantes, tornou-se presença regular em programas televisivos e editou dezenas de livros entre os quais se destacam “Receitas low-cost” (2009), “As grandes receitas das famílias portuguesas”(2009), “Os truques da Filipa” (2010) ou “Viver mais e melhor”(2012).
Antes da televisão e do reconhecimento público, Filipa Vacondeus trabalhou como hospedeira de bordo e secretária de administração.







