O filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002) passa longe de qualquer lista de filmes de corrida, mas a excepção é explicada pelas personagens de Orlando Bloom (o elfo Legolas), Viggo Mortensen (o humano Aragon) e John Rhys-Davies (o anão Gimli) que passam grande parte do segundo filme da trilogia de Peter Jackson a correr atrás de sanguinários orcs-(Uruk-hai), os culpados pelo sequestro de Dominic Monaghan (Merry) e Billy Boyd (Pippy). Não é uma corrida propriamente dita, mas a determinação e resistência que aplicam nas cenas de corrida/trail, para completar a missão de resgaste, é algo que não passa despercebido a nenhum atleta.
No original, The Lord of The Rings: The Two Towers, O Senhor dos Anéis: As duas Torres é um filme americano-neozelandês, segunda parte da adaptação cinematográfica da trilogia literária de Tolkien.
A história da segunda parte da trilogia mostra que a Irmandade desfez-se, mas a demanda para destruir o Anel prossegue. Frodo e Sam terão de confiar as suas vidas a Gollum para conseguirem encontrar o caminho para Mordor. Com a aproximação do exército de Saruman, os restantes sobreviventes da Irmandade, juntamente com as criaturas e povos da Terra Média, preparam-se para a batalha. Começou a Guerra do Anel.
Em 2003 recebe duas vitórias de seis indicações para os Óscares desse ano (EUA): Óscar para Melhores Efeitos Visuais; Óscar para Melhor Edição de Som; Indicação para Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Direcção de Arte e Melhor Mixagem de Som. Além destes, ganhou 57 prémios internacionais, totalizando 130 indicações.
Trailer em www.youtube.com/watch?v=rKn4mnnyEvE#t=42.