Filmes que inspiram corredores: Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)


O Filme “Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida” (Raiders of the Lost Ark), de 1981, dirigido por Steven Spielberg, é uma aventura que contrasta diversas cenas de acção e corrida com algum humor, mostrando um universo fantasioso em que o herói Indiana Jones (Harrison Ford) não deixa de ser humano. Vulnerável, com fobias,…


O Filme “Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida” (Raiders of the Lost Ark), de 1981, dirigido por Steven Spielberg, é uma aventura que contrasta diversas cenas de acção e corrida com algum humor, mostrando um universo fantasioso em que o herói Indiana Jones (Harrison Ford) não deixa de ser humano.

Vulnerável, com fobias, que comete erros e acertos, Indiana Jones é um individuo com vida dupla: um professor de Arqueologia e um aventureiro destemido e pouco convencional que usa um resolver, um chicote, um inseparável chapéu e muito preparo físico para escapar às dificuldades que surgem durante a sua jornada em encontrar a Arca da Aliança (que conteria as escrituras com “Os Dez Mandamentos” que Moisés trouxe do Monte Horeb).

Os corredores que assistiram, e os que ainda não tiveram essa oportunidade, certamente irão identificar-se com o protagonista. Não pelo resolver e chapéu mas, substituindo isso por um par de sapatilhas e uma garrafa de água, encontramos uma pessoa que vai ter de por à prova a sua resistência e capacidade física para ultrapassar vários obstáculos. Logo nas primeiras cenas da longa-metragem, Indiana aparece a correr para escapar de tarântulas, de armadilhas de um templo, de uma pedra gigante e de índios.

Henry Walton “Indiana” Jones, Jr., ou simplesmente Indiana Jones, é um personagem de uma série de filmes criado por George Lucas, dirigido por Steven Spielberg e vivido por Harrison Ford.

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida foi nomeado para nove prémios dos Óscares em 1982, incluindo Melhor Filme, e ganhou quatro (Melhor Direcção de Arte, Melhor Edição, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais) e um quinto Prémio Especial por Montagem de Efeitos Sonoros. O êxito conseguido pelo filme, tanto a nível crítico como popular, levou à produção e lançamento de três filmes do aventureiro, uma série de televisão e vários jogos de vídeo. Não esquecer a banda sonora do filme que é igualmente um marco na história do cinema, e uma boa opção a incluir na playlist para quando for correr.