Naquele que é o mês de prevenção do cancro da mama, chega a Braga a «Pink Run». Agregada a um conjunto de iniciativas organizadas pela comunidade Rosa Viva, a Pink Run Braga acontece amanhã pelas 10h00. Ontem e hoje, a Rosa Vida levou ao GNRation um seminário e diversos workshops em torno da problemática do cancro da mama e das suas terapias complementares, com especial incidência na importância de uma recuperação cuidada e orientada das mulheres que foram sujeitas a mastectomia.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, na apresentação do evento, salientou a importância do envolvimento da sociedade, como um todo, assim como a relevância do papel da organização “Rosa Vida”, ao abordar de forma saudável, construtiva e positiva, toda a temática envolvente da doença. “A comunidade deve habituar-se a lidar com esta temática, já que são realidades cada vez mais presentes e que necessitam de um farol de esperança para quando, na nossa família, no nosso contexto, formos confrontados com ela”.
Carolina Negreiros, voluntária da Liga Portuguesa Contra o Cancro há mais de 23 anos, aludiu também à relevância do papel das instituições de apoio às doentes do cancro da mama. “Esse apoio faz toda a diferença na maneira como as mulheres encaram a vida. Conhecendo uma mulher já recuperada, ou em fase de recuperação, que faz a sua vida normal, que venceu, a doente percebe que poderá vencer também”.
A voluntária referiu que existem várias instituições, como a «Vencer e Viver», implementadas dentro dos hospitais e que auxiliam as doentes ainda antes de deixarem o internamento. “Essas instituições dão testemunhos vivos de que é possível voltar a viver”, disse.
A «Pink Run Braga» conta com um percurso de cerca de 3,5km, com partida do Largo da Senhora-a-Branca, seguindo para a Avenida Central, Rua dos Capelistas, Largo do Pópulo, Praça Municipal, Rua do Souto, passando novamente Avenida Central, descendendo pela Avenida da Liberdade e chegando, por fim, ao Parque da Ponte. O kit de participação na tem um custo de 5 euros. Todos os valores angariados pelo evento revertem na totalidade para as associações sem fins lucrativos «Amados» e «Movimento Vencer e Viver».