O atleta Jorge Pina vai percorrer o território nacional de lés-a-lés, durante 10 dias, com passagem estratégia por dez cidades de Norte a Sul do país.
Com partida a 5 de Outubro e chegada a 15 do mesmo mês, Jorge Pina (ex-pugilista, que perdeu a visão na prática da sua profissão) vai arrancar ao sinal de Partida e dar início a uma inédita prova de atletismo que percorrerá Portugal de uma ponta à outra: Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Figueira da Foz, Ourém, Torres Vedras, Santarém, Lisboa, Grândola, Sines, Odemira e Vila do Bispo – uma intensa corrida diária com cerca de 700Km, só interrompida pelas paragens nas 10 localidades ardilosamente eleitas.
Para o merecido descanso entre «correrias», cidades e estradas, o atleta terá direito a quatro horas de relaxamento, com massagens e alongamentos, e repouso de 10 horas – todos os dias, durante os 10 dias que dura a prova.
Todo o projecto – Jorge Pina Corre Por Mais Portugal – reverte a favor da solidariedade, contribuindo para 10 associações sem fins lucrativos de apoio humanitário (listagem das instituições a divulgar brevemente). É por isso solicitada, e fundamental, a contribuição de todos os que queiram ajudar à concretização e ao sucesso da prova.
O ex-pugilista, que perdeu a visão na prática da sua profissão, é actualmente um dos melhores maratonistas portugueses e tem vindo a demonstrar ao mundo a razão pela qual é considerado um verdadeiro exemplo de vida. As suas palavras são uma inspiração para muitos: “Antes é que eu era cego! Agora é que eu vejo… Deus tirou-me de um caminho para colocar-me noutro melhor”.
Em 2012 Jorge Pina participou nos Jogos Paralímpicos de Londres – uma das mais importantes provas de atletismo a nível mundial – e está agora a preparar-se para tentar ir à maratona dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016) mas, antes disso, vai correr Portugal de uma ponta à outra em prol das necessidades de «terceiros» – tudo o que conseguir angariar com este evento será distribuído de forma equitativa por 10 diferentes causas sociais solidárias (a anunciar brevemente).
Acompanhe tudo em: facebook.com/JorgePinaCorrePorMaisPortugal