Artista albanês constrói retrato de Saramago com rolhas de cortiça


Trezentas mil rolhas de cortiça vão ser utilizadas pelo artista albanês Saimir Strati, na construção de um mosaico gigante com o rosto de José Saramago, anunciou a organização do Festival Sete Sóis Sete Luas.Trata-se de um trabalho que o artista plástico está a realizar no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, em…


Trezentas mil rolhas de cortiça vão ser utilizadas pelo artista albanês Saimir Strati, na construção de um mosaico gigante com o rosto de José Saramago, anunciou a organização do Festival Sete Sóis Sete Luas.
Trata-se de um trabalho que o artista plástico está a realizar no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, em homenagem ao Festival e ao Prémio Nobel da Literatura 1998, que pretende incluir no Guiness como o maior mosaico do mundo elaborado com rolhas de cortiça, esclarece uma nota à imprensa do XXII Festival Sete Sóis Sete Luas.

Com este trabalho, Saimir Strati pretende bater o seu próprio recorde do Guiness de mosaicos elaborados com rolhas, uma vez que já consta daquele livro de recordes, com um painel de 91 metros quadrados, elaborado com 229 764 rolhas de cortiça, intitulado “Romeu com uma coroa de uvas, tocando guitarra enquanto dança com o sol e o mar”.

Este trabalho chegou a estar exposto em Tirana, capital da Albânia, país onde o artista nasceu em 1966. Saimir Strati é conhecido pelos mosaicos gigantes que realiza, alguns dos quais detêm recordes mundiais em algumas categorias, como o maior mosaico feito com palitos de dente e outro com pregos.

As obras de Leonardo da Vinci são uma das fontes de inspiração do artista albanês, que reproduziu o auto-retrato do pintor e escultor italiano com pregos colocados em diferentes alturas e ângulos, o que lhe confere uma diferenciação de tonalidades. Saimir Strati é também autor de um mosaico com um milhão e meio de palitos de dentes que representa um cavalo, que foi retratado em muitos desenhos de Leonardo da Vinci.

O artista albanês, que em Fevereiro teve obras expostas em Ponte de Sor no âmbito do XXII Festival Sete Sóis Sete Luas, regressa agora à localidade, numa altura em que decorrem acções de promoção da candidatura do montado a Património Imaterial da Humanidade.

A 27 de Setembro, para celebrar o 5.o aniversário de actividade do Centrum Sete Sóis Sete Luas, um juiz do Guiness World Records estará em Ponte de Sor para avaliar se a obra entra para o livro dos recordes.