I Liga 14/15. Boavista com 28 “peças” para “fazer campeonato tranquilo”


O Boavista regressa à I Liga portuguesa de futebol, após seis anos pelas divisões inferiores, e tem, para já, um plantel composto por 28 jogadores e ambiciona “fazer um campeonato tranquilo” e, assim, garantir permanência. Foi em 2008 que o Boavista foi punido pela Comissão Disciplinar da Liga com descida de divisão, no âmbito do…


O Boavista regressa à I Liga portuguesa de futebol, após seis anos pelas divisões inferiores, e tem, para já, um plantel composto por 28 jogadores e ambiciona “fazer um campeonato tranquilo” e, assim, garantir permanência.

Foi em 2008 que o Boavista foi punido pela Comissão Disciplinar da Liga com descida de divisão, no âmbito do processo Apito Final, decisão que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa ratificou após uma reunião polémica.

Os “axadrezados”, que sete anos antes conquistaram o seu único título nacional, travaram depois um longa batalha judicial visando regressar à I Liga e ganharam: em abril de 2013, a Assembleia Geral da Liga decidiu reintegrar o clube na primeira divisão do futebol português.

Em consequência de tal decisão, o campeonato teve de ser alargado de 16 para 18 equipas.

Petit é o treinador boavisteiro. Antigo jogador do clube, com passagens também pelo Benfica e os alemães do Colónia e 57 vezes internacional “AA”, vai fazer a sua estreia como técnico de uma equipa da I Liga.

O técnico “axadrezado” já disse que “é uma satisfação a dobrar” orientar o clube em que se formou e revelou. “Além de ter crescido nesta casa, é a primeira experiência como treinador e estou no meu clube”, explicou, dizendo-se “preparado para o desafio”.

Fonte da SAD boavisteira disse à agência Lusa que o orçamento para esta época situa-se “entre 1,5 e 2,0 milhões de euros”.

O Boavista tem o plantel “quase” fechado e composto por 28 jogadores, entre os quais 17 reforços. Os restantes transitaram do plantel anterior, que disputou o Campeonato Nacional de Seniores, ou seja, o terceiro escalão do futebol português.

A esmagadora maioria desses jogadores nunca atuou na I Liga portuguesa. Petit desvaloriza, referindo que “são jogadores que querem crescer e que têm valor”.

“Também andei cinco anos nas divisões inferiores, tive sempre o sonho de poder jogar na I Liga e consegui-o”, vincou.

O Boavista regressa com uma novidade: um relvado artificial, que será o primeiro da I Liga e que, segundo a mesma fonte, obteve a “homologação máxima da FIFA”.

Na pré-época, o Boavista realizou 11 jogos. Ganhou cinco, empatou três e perdeu outros tantos.

O clube do Bessa estreia-se na I Liga 2014/15 defrontando fora o Sporting de Braga, domingo, às 19:00, e na ronda seguinte recebe o campeão Benfica.

 

Plantel provisório para 2014/15:

– Guarda-redes: Mika (ex-Atlético), Monllor (ex-Nueva Chicago/Arg) e Mamadou (ex-Oliveirense).

– Defesas: Afonso Figueiredo, Pedro Costa, Carlos Santos, Anderson Correia (Sport Club São Paulo/Bra), João Dias (ex-Académica), Philipe Sampaio (Paulista/Bra), Lucas (ex-Kaspovári/Hun) e Fábio Ervões (ex-Penafiel).

– Médios: Carraça, Diogo Gouveia, Miguel Cid, Ancelmo (Ex-Bragantino/Bra), Anderson Carvalho (ex-Santos/Bra), Beckeles (Olímpia/Hon), Diego Lima (ex-Atlético), Idris (ex-Moreirense) e Tengarrinha (ex-Desportivo de Chaves).

– Avançados: Wei, Bobô, Julián, José Manuel, Fary, Brito (ex-Gil Vicente), Pouga (Ankaraspor/Tur) e Yoro (Shirak/Arm).

Treinador: Petit.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico