Mais de 50 restaurantes de luxo da capital vão praticar preços mais baixos e promover a dieta mediterrânica, com fins solidários, na décima edição da Lisboa Restaurant Week, entre 10 e 20 de outubro, anunciou a organização.
Esta edição coincide com a celebração do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala no dia 16, sendo os chefes incentivados a preparar menus “inspirados na dieta mediterrânica” e “com os melhores produtos nacionais”.
Os menus incluem entrada, prato principal e sobremesa, ao preço de 20 euros, revertendo um euro para o Movimento Mulheres de Vermelho, que tem como missão alertar para a prevenção das doenças cardiovasculares na população feminina, e para o Centro de Apoio a jovens e Idosos do Lumiar (CAJIL).
“Ao longo de dez edições em Lisboa, conseguimos fazer crescer o conceito”, que “está consolidado no calendário gastronómico do país”, afirma Débora Silva, da organização, acrescentando: “Para isso muito contribuiu o facto de termos sempre conseguido manter a qualidade e uma grande variedade de restaurantes de topo”.
O primeiro Restaurant Week realizou-se em Nova Iorque, em 1992, com a participação de 90 restaurantes. Hoje, a iniciativa abrange mais de 10.000 estabelecimentos e decorre em cidades como Boston, Londres, Amesterdão e São Paulo.
Em Portugal, o evento realizou-se pela primeira vez em Lisboa, em maio de 2009, seguindo-se ainda nesse ano o Porto e, em 2010, Loulé.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa