Amorim Energia lança obrigações de 300 milhões de euros convertíveis em ações da Galp


A Amorim Energia, empresa de Américo Amorim e maior acionista da Galp, lançou uma emissão de 300 milhões de euros em obrigações convertíveis em ações da petrolífera portuguesa. Segundo a Bloomberg, esta emissão equivale a 3,1% do capital da Galp Energia e poderá ser aumentada no montante de 50 milhões de euros. As obrigações lançadas…


A Amorim Energia, empresa de Américo Amorim e maior acionista da Galp, lançou uma emissão de 300 milhões de euros em obrigações convertíveis em ações da petrolífera portuguesa.

Segundo a Bloomberg, esta emissão equivale a 3,1% do capital da Galp Energia e poderá ser aumentada no montante de 50 milhões de euros.

As obrigações lançadas hoje têm uma maturidade de cinco anos e vão pagar um juro fixo anual entre 3,375% e 4,125%, sendo que o preço de conversão das acções será fixado entre 25% e 30% acima da cotação média da Galp Energia entre a data de lançamento da operação e a fixação do preço.

A Amorim Energia – que é detida em 55% por Américo Amorim e 45% pela empresa Esperanza Holding, propriedade da petrolífera estatal Sonangol e Isabel dos Santos, ambos de Angola – é atualmente a maior acionista da Galp Energia, com 38,34% do capital.

A operação está a ser coordenada pelos americanos do Bank of America e pelos franceses da Societe Generale.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela Agência Lusa