A história de Portugal.Em penáltis, claro. Vende-se por fascículos. A partir de… agora. Quem beneficia do primeiro penálti de sempre na 1ª divisão? Sporting. Quem o marca? Ferdinando. Onde? Campo Santa Cruz, em Coimbra.Seis-zero à Académica. Quando? A 20 de Janeiro de 1935, primeira jornada do campeonato.
Quando é o primeiro penálti da selecção nacional? No jogo de estreia. Quem o marca?AlbertoAugusto. Onde? Madrid, um–três com a Espanha. Quando? A 18 de Dezembro de 1921.
Avançamos no tempo, fast-forward e já estamos no tempo de Eusébio, o melhor jogador português de todos os tempos. Bola de Ouro em 1965 e Bota de Ouro em 1968 e 1973. É dele a melhor marca dos onze metros. Pelo Benfica, entre campeonatos, Taça de Portugal e Eurotaças, contabilizam-se 45. Pela selecção, seis. Dá um total de 51.
Mais um fast-forward e já estamos na década de 80, com Fernando Gomes, outro bibota de ouro (1983 e 1985). Entre FCPorto (45), Sporting Gijón (2),Sporting (8) e Portugal (2), uma barrigada de 57 golos. Não há ninguém como ele, é impossível. Acha que sim?
Bom, então é hora de CristianoRonaldo entrar em acção. Estreia-se oficiosamente num Portugal-EUA de sub-23, a 14 de Janeiro de 2003. O primeiro penálti de verdade é já em Novembro de 2005, com oWest Brom em Old Trafford na vitória por 3-1 para a Taça da Liga inglesa. Depressa recolhe o protagonismo do United nos lances de 11 metros, e às vezes até o faz em dose dupla por imposição do árbitro, ora porque o guarda-redes se mexera antes de partir a bola, ora porque há alguém a entrar na área – Lehmann (Arsenal) sofre na pele, por exemplo.
Em Madrid, o português é o candidato número um nos penáltis. Na estreia oficial, toma lá e embrulha. Onde? NoSantiago Bernabéu. Quando? Para a primeira jornada do campeonato ainda na era Pellegrini. Com quem? Deportivo. Na selecção, idem idem (Irão, Finlândia e Chipre). Às tantas, é comum ver-se Ronaldo marcar aos pares da marca de grande penalidade (Rayo Vallecano, Atlético Madrid,Athletic Bilbao e Deportivo).
No sábado, antes de Messi se isolar na tabela dos melhores marcadores com o hat-trick na Corunha, o português tem mais uma prova de fogo.Com o Celta Vigo, engana o guarda-redes e faz o seu 52º golo oficial de penálti. Ultrapassa Eusébio (51), mas continua atrás de Gomes (57). Está visto, não perde pela demora…
E no plano internacional? Bem visto, obrigado. É uma adenda, vá. O brasileiro Pelé, por exemplo, tem os mesmos de Gomes (57), entre Santos, Brasil e Cosmos. À sua frente, seis ilustres. Por ordem decrescente: Alessandro Del Piero (73), Lothar Matthäus (74), Ronald Koeman (84),Zico (91), Romário (112) e Roberto Baggio (120). Quando Ronaldo passar o italiano, fazemos outro fascículo. Palavra de editor.