Bruxelas propõe redução de emissões CO2 nos automóveis e comerciais ligeiros


 


 

 A Comissão Europeia propôs hoje, em Bruxelas, uma nova redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) para os 95 gramas nos automóveis e 130 nos veículos comerciais ligeiros, metas a atingir em 2020.

Atualmente, a emissão média de CO2 nos automóveis é de 135,7 gramas por quilómetro, que deve ser obrigatoriamente reduzida para 130 gramas em 2015.

No que respeita aos veículos comerciais ligeiros, a média de emissões era, em 2010, de 181,4 gramas por quilómetro, valor agora fixado em 175 gramas/quilómetro para 2017.

Numa nota de imprensa, Bruxelas reitera que estas novas reduções propostas para 2020 – que também têm caráter obrigatório – estão previstas na legislação em vigor sobre a emissão de gases poluentes pela indústria automóvel, mas faltam médidas concretas para que as metas possam ser atingidas.

A Comissão Europeia prevê que estas metas se traduzam numa redução de 27 por cento (%) no consumo de combustível nos automóveis, em relação aos objetivos para 2015, e de 16 % nos veículos comerciais ligeiros.

A poupança conseguida com a redução do consumo amortizará – num prazo de 13 anos de vida útil dos automóveis – um eventual aumento no custo dos veículos.

Bruxelas espera ainda que estas propostas estimulem a investigação e inovação no setor, trazendo ainda mais competitividade internacional.