Troika vai melhorar programa de ajustamento


O ministro das Finanças diz que a próxima visita da troika a Portugal servirá para encontrar caminhos que facilitem a execução do programa de ajustamento, advertindo que o controlo da execução orçamental em 2012 é "claramente muito difícil". Vítor Gaspar mostrou confiança e determinação para enfrentar as dificuldades que a economia portuguesa atravessa. "Não se…


O ministro das Finanças diz que a próxima visita da troika a Portugal servirá para encontrar caminhos que facilitem a execução do programa de ajustamento, advertindo que o controlo da execução orçamental em 2012 é "claramente muito difícil". Vítor Gaspar mostrou confiança e determinação para enfrentar as dificuldades que a economia portuguesa atravessa.

"Não se pode nunca partir da hipótese de que conseguir os nossos objetivos vai ser fácil. Por exemplo, o controlo da execução orçamental em 2012 é claramente muito difícil. Mas isso não é uma boa razão para não se trabalhar de forma determinada e constante", declarou no final de uma reunião do Eurogrupo, que juntou em Bruxelas os 17 ministros das Finanças da zona euro.

Vítor Gaspar voltou a lembrar a "grande magnitude" dos "riscos e incertezas" em torno dos resultados económicos portugueses, para mais numa situação de "crise e emergência nacional".

"Os riscos e incertezas são de grande magnitude e consequentemente a dificuldade em atingir resultados é uma consideração permanente", observou.