Juncker fica na liderança do Eurogrupo até ao final do ano


O primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, vai manter-se na liderança do Eurogrupo até ao final deste ano, acordaram hoje os ministros das Finanças da Zona Euro. Os ministros renovaram o mandato de Juncker, que terminava a 17 de julho, por dois anos e meio, contudo, o político só irá permanecer no cargo até ao final de…



O primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, vai manter-se na liderança do Eurogrupo até ao final deste ano, acordaram hoje os ministros das Finanças da Zona Euro.

Os ministros renovaram o mandato de Juncker, que terminava a 17 de julho, por dois anos e meio, contudo, o político só irá permanecer no cargo até ao final de 2012.

Jean-Claude Juncker, que acumula o cargo de primeiro-ministro com o de ministro das Finanças, lidera as reuniões do Eurogrupo desde 2005.

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, é apontado como possível sucessor de Juncker, apesar das fortes reticências de alguns países como a França.

O semanário alemão "Der Spiegel" noticiou um acordo entre Paris e Berlim para partilharem a presidência das reuniões de ministros das Finanças da zona euro, com a primeira metade exercida pelo alemão Wolfgang Shäuble e a segunda pelo francês Pierre Moscovici, mas a França acabou por defender a prorrogação do mandato de Juncker.

A recondução no cargo do presidente do Eurogrupo aconteceu numa altura de renovação no seio de vários cargos económicos europeus de relevo.

O alemão Klaus Regling, diretor do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) desde a sua criação, vai liderar o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) — a barreira permanente da Zona Euro –, enquanto que o luxemburguês Yves Mersch, tal como exigido por Juncker, conquistou um assento na comissão executiva do Banco Central Europeu.