Jovens descobrem novo caminho inca para Machu Picchu


Foi encontrado um novo caminho para Machu Picchu. O trilho descoberto por arqueólogos peruanos da Direcção Regional de Cultura de Cuzco tem 4,3 quilómetros e é paralelo ao tradicional caminho inca que liga o conjunto arqueológico da cidade de Kantupata às ruínas no topo da montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio…


Foi encontrado um novo caminho para Machu Picchu. O trilho descoberto por arqueólogos peruanos da Direcção Regional de Cultura de Cuzco tem 4,3 quilómetros e é paralelo ao tradicional caminho inca que liga o conjunto arqueológico da cidade de Kantupata às ruínas no topo da montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba.

Com cerca de 1,70 metros de largura, canais para escoar a água, muros de contenção até dez metros e um túnel com 11 metros de comprimento e 28 degraus de pedra, o caminho manteve-se 70% intacto, segundo os especialistas. Os restantes 30% foram danificados por deslizamentos de terra e pela vegetação da zona.

Como explicou à imprensa Fernando Astete, director do Parque Arqueológico de Machu Picchu, aquela zona esteve abandonada durante cerca de 500 anos e no local existe uma grande variedade de flora. Ainda de acordo com o mesmo, a descoberta mostra a existência de um grande sistema viário inca, com fins administrativos e militares.

David Ugarte, director regional da Cultura de Cuzco, informou que a zona será limpa para em seguida se fazer uma investigação mais profunda dos vestígios. O novo troço do caminho inca estará aberto aos turistas dentro de dois anos.

A cidade de Machu Picchu é um dos destinos turísticos mais populares do mundo e está, desde 2003, incluída na lista de Património da Humanidade da UNESCO.

O caminho foi descoberto por um grupo de jovens que tinham partido do distrito de Huayopata, na província de La Convención, para o distrito de Machu Picchu, em Urubamba. Segundo Óscar Valencia, presidente da Câmara de Machu Picchu, os jovens fizeram este percurso durante seis dias e encontraram caminhos empedrados e pequenas construções do período tahuantinsuyo (império inca). “Sempre ouvimos falar de um caminho que vinha de Huayopata e agora sabemos que é verdade”, afirmou Valencia à agência Andina. Perdidos, os jovens caminharam até à zona de Mandor, no distrito de Machu Picchu, onde foram ajudados por residentes.

Com o objectivo de organizar uma expedição para reunir mais pormenores sobre este percurso e promover o seu interesse turístico, a autarquia vai assinar um acordo com o município de Huayopata no dia 2 de Outubro.

Construído por ordem do imperador inca Pachacuti por volta de 1400, segundo a maioria dos arqueólogos, Machu Picchu foi redescoberta a 24 de Julho de 1911 por uma expedição da Universidade de Yale liderada pelo professor norte-americano Hiram Bingham.

A partir de Cuzco, são necessárias três horas para chegar à povoação de Águas Calientes, onde num pequeno autocarro se pode chegar à Machu Picchu dos incas em 30 minutos. Já pelo caminho inca é necessária uma caminhada de quatro dias para chegar ao local.