A transportadora aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) anunciou hoje uma aliança com as companhias Swiss International Airlines e Austrian Airlines para que formem parte da sociedade que mantém com a Lufthansa nas rotas entre o Japão e a Europa.
A ANA, que procura reforçar os voos internacionais face à crescente concorrência interna, solicitou hoje ao ministério dos Transportes do Japão a aprovação da aliança, a efetivar a partir de 2013, informa a empresa num comunicado.
Na sequência da eventual luz verde do ministério, a ANA e as três companhias aéreas europeias “planeiam lançar vendas conjuntas” e coordenar preços “a partir da primavera de 2013”, indica o mesmo documento.
Atualmente, a aliança formada pela ANA e a Lufthansa tem sete rotas entre o Japão e a Europa, com 126 voos semanais.
Com a incorporação da Swiss Air e da Austrian Airlines, as rotas entre o Japão e a Europa passaria a ser nove e as ligações semanais 154.
A operadora japonesa começou a operar voos europeus em conjunto com a alemã Lufthansa no ano passado, sendo que com a ampliação da aliança, conseguiria alargar a quota de lugares disponíveis entre o Japão e o velho continente em cerca de cinco por cento, até aos 33,9 por cento, segundo dados publicados hoje pelo diário económico Nikkei.
Tal contribuiria ainda para a aproximar da sua principal concorrente, a Japan Airlines (JAL), que detém uma quota de 34,7 por cento e conta com a British Airways e a Air France-KLM como aliados.
No início do mês, a ANA anunciou que planeia efetuar um aumento de capital de 200.000 milhões de ienes (cerca de 2.041 milhões de euros) através uma nova emissão de ações.
Grande parte deste capital destinar-se-ia à aquisição de aeronaves Boeing 787 Dreamliner para aumentar as suas rotas internacionais.