O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, disse hoje que a Grécia não terá problemas em efetuar o pagamento das dívidas em agosto, apesar de Atenas não receber mais ajuda financeira até à aprovação de um plano de reformas, previsivelmente em setembro.
"Não temos conversado sobre possíveis pedidos da Grécia, isso será tratado mais tarde, em setembro", afirmou Juncker na conferência de imprensa no final da reunião de ministros das Finanças da Zona Euro.
"Vamos encontrar uma solução para agosto, não há razões para nos preocuparmos com agosto", afirmou o presidente do Eurogrupo sem especificar.
A Grécia não vai receber a próxima tranche de ajuda respeitante ao segundo plano de resgate financeiro até que a Zona Euro constate que o programa de reformas e de ajustamento se encontra de novo no caminho certo.
O Eurogrupo terá que decidir se dá luz verde ao desembolso com base no relatório da 'troika' — formada pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional — sobre as reformas implementadas pelo executivo helénico, previsto para meados de agosto.
O Eurogrupo avaliou hoje os resultados das missões iniciais da 'troika' na Grécia, com vista às negociações de um novo memorando, ainda que não tenha sido tomada qualquer decisão.
"A Grécia não efetuou qualquer pedido esta noite. O ministro grego limitou-se a descrever a situação que o país atravessa atualmente, contando-nos o programa do novo governo", disse Juncker.
A Grécia espera receber os 1.000 milhões de euros que fazem parte do anterior plano de ajuda de 5.200 milhões de euros.