A Comissão Europeia anunciou hoje a alocação de 365 milhões de euros no próximo ano para reforçar os setores da energia, transportes e TIC como apoio ao desenvolvimento urbano sustentável e à potenciação das chamadas cidades inteligentes.
Três em cada quatro europeus vivem em cidades, aponta Bruxelas, e consomem 70 por cento da energia produzida no continente, pelo que o potenciar de novos projetos com a indústria e o setor público são vistos como essenciais para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
"Em tempos económicos difíceis", nota a Comissão, as empresas e cidades estão "relutantes em ampliar e implementar rapidamente tecnologias inovadoras", pelo que é cada vez mais importante estabelecer uma "cadeia comum" de relacionamento entre as áreas da energia, transportes e TIC.
Em conferência de imprensa em Bruxelas, os comissários Europeus dos Transportes, Siim Kallas, Agenda Digital, Neelie Kroes, e Energia, Günther Oettinger, sublinharam a necessidade de promover as "infraestruturas de amanhã" dos cidadãos europeus.