Estado gasta 508 milhões de euros em 2012 com RTP, diz Miguel Relvas


O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares disse hoje que o esforço financeiro do Estado com a RTP totaliza os 508 milhões de euros em 2012, o que justifica a necessidade da reformulação do grupo. Na intervenção inicial na audição, na Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, Miguel Relvas disse que "em 2012,…


O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares disse hoje que o esforço financeiro do Estado com a RTP totaliza os 508 milhões de euros em 2012, o que justifica a necessidade da reformulação do grupo.

Na intervenção inicial na audição, na Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, Miguel Relvas disse que "em 2012, o esforço com a RTP totaliza […] cerca de 508 milhões de euros quando, por exemplo, o esforço financeiro do Estado com o Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital Santa Maria é de cerca de 290 milhões de euros e com o São João do Porto é de cerca de 289 milhões de euros".

O ministro com a tutela da Comunicação Social explicou que o valor foi influenciado pela liquidação da dívida de médio e longo prazo, efetuado no primeiro trimestre, depois de analisados o valor dos juros a pagar, nas atuais condições e com o 'downgrade' da notação da República.

Miguel Relvas explicou que o objetivo de alienar a licença de exploração de um dos canais tem como objetivo "alcançar uma forte contenção dos seus custos operacionais e financeiros".

Neste contexto, o governante revelou hoje que os candidatos ao apoio jurídico e estratégico à privatização de um canal da RTP estão definidos até quarta-feira e que a administração tomará uma decisão na próxima semana.