Espanha precisa de tempo, mas está no bom caminho, diz Schäuble


O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, afirmou hoje que a Espanha "precisa de tempo" para sair da crise e solucionar o problema da banca, mas defendeu que "está no bom caminho" e que realizou importantes reformas. O ministro alemão recordou, numa conferência de imprensa que decorreu depois da reunião do Eurogrupo, que o empréstimo…


O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, afirmou hoje que a Espanha "precisa de tempo" para sair da crise e solucionar o problema da banca, mas defendeu que "está no bom caminho" e que realizou importantes reformas.

O ministro alemão recordou, numa conferência de imprensa que decorreu depois da reunião do Eurogrupo, que o empréstimo até 100 mil milhões de euros que a Espanha receberá será unicamente para recapitalizar a banca até porque, à exceção deste problema específico, o país não precisa de ajuda.

"Além disso, a Espanha vai no bom caminho, realizou consideráveis reformas (…)e se olharmos para alguns dados que têm que ver com a competitividade, vê-se que se encontra no caminho certo ainda que precise de tempo", realçou Schäuble.

O ministro alemão das Finanças assinalou ainda que o memorando de entendimento que fixa os termos do empréstimo à banca espanhola estará pronto para aprovação definitiva já na próxima reunião do Eurogrupo, no dia 20, uma vez que os ministros chegaram hoje a um acordo político.

O memorando que a Espanha vai assinar nesse dia não incluirá um número exato do empréstimo, na medida em que falta uma avaliação exaustiva da carteira de créditos da banca e uma prova de resistência, pelo que se mencionará um teto de 100 mil milhões de euros, até porque o valor final "andará por aí", disse o responsável.

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram hoje a um acordo sobre os termos do empréstimo a conceder à Espanha, decidindo mobilizar 30 mil milhões de euros até ao final deste mês como "contingência".