Banco de Portugal. Economia pode ter excedente comercial já este ano


O Banco de Portugal espera que a economia portuguesa consiga alcançar um excedente comercial já este ano, num valor ligeiramente positivo, e que consiga deixar de ter défices externos já em 2013. Caso se concretizasse as projeções incluídas no Boletim Económico de verão hoje divulgado, a balança de bens e serviços teria um excedente de…


O Banco de Portugal espera que a economia portuguesa consiga alcançar um excedente comercial já este ano, num valor ligeiramente positivo, e que consiga deixar de ter défices externos já em 2013.

Caso se concretizasse as projeções incluídas no Boletim Económico de verão hoje divulgado, a balança de bens e serviços teria um excedente de 0,4 por cento este ano, uma melhoria substancial face ao défice de 1,0 por cento esperado no boletim da primavera.

Para 2013 a instituição liderada por Carlos Costa já esperava um valor positivo na ordem dos 1,0 por cento, mas revê esse valor em alta e passa a esperar um excedente comercial de 2,5 por cento.

O otimismo do Banco de Portugal estende-se ainda ao valor estimado para o défice externo este ano, cuja projeção é melhorada de 2,8 para 1,7 por cento este ano, e em 2013 a projeção passa assim de um défice externo de 0,4 por cento para um excedente de 0,8 por cento.

A isto se deve também uma melhoria nas projeções para as exportações, que passa de um crescimento de 2,7 para 3,5 por cento este ano, e de 4,4 para 5,2 por cento no próximo ano.

O Banco de Portugal espera ainda que as importações caiam mais que o esperado anteriormente em 2012, 6,2 por cento (em vez de 5,6 por cento), mas uma retoma no aumento das importações em 2013 (1,5 por cento) quando antes era esperada uma estagnação.