Aumento do protecionismo é “alarmante”, diz Lagarde


A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde considerou hoje, em Jacarta, serem “alarmantes” os sinais de um protecionismo crescente face à deterioração das condições económicas globais, alertando que esse tipo de medidas afeta todos. “O último relatório da OMC [Organização Mundial do Comércio] é bastante alarmista porque há um aumento do protecionismo”, disse…


A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde considerou hoje, em Jacarta, serem “alarmantes” os sinais de um protecionismo crescente face à deterioração das condições económicas globais, alertando que esse tipo de medidas afeta todos.

“O último relatório da OMC [Organização Mundial do Comércio] é bastante alarmista porque há um aumento do protecionismo”, disse a dirigente do FMI durante um fórum de negócios que está a decorrer na capital da Indonésia.

Christine Lagarde chamou ainda a atenção para o facto de “nenhum país ser imune” aos efeitos do protecionismo.

O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, advertiu no final de maio que um aumento das políticas protecionistas nas 20 maiores economias mundiais afetou quatro por cento do comércio do grupo.

Lagarde sublinhou, na sexta-feira, em Tóquio que a economia global estava a abrandar, avisando que a situação poderia piorar porque a Europa não estava a fazer o suficiente para reparar a crise da dívida.

A mesma responsável adiantou ainda que o FMI vai cortar a sua previsão de crescimento nas perspetivas económicas globais a serem divulgadas no final deste mês.