Presidente do BCE constata “progressos importantes” em Portugal


O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, considerou hoje em Bruxelas que a implementação do programa de ajustamento em Portugal continua a ser “boa” e apontou que já se registaram “progressos importantes” em diversas áreas. “Foram feitos progressos importante em áreas tais como o mercado de trabalho, o mercado imobiliário, no quadro geral…


O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, considerou hoje em Bruxelas que a implementação do programa de ajustamento em Portugal continua a ser “boa” e apontou que já se registaram “progressos importantes” em diversas áreas.

“Foram feitos progressos importante em áreas tais como o mercado de trabalho, o mercado imobiliário, no quadro geral da concorrência, no sistema judicial e no setor dos transportes”, disse, numa intervenção perante a comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, durante a qual fez uma avaliação da situação atual na zona euro.

O líder do BCE observou ainda que “as autoridades portuguesas continuam absolutamente empenhadas em alcançar o objetivo de défice”, de 4,5 por cento do PIB, para este ano.

Draghi dirige-se à comissão parlamentar dos Assuntos Económicos e Monetários no mesmo dia em que os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) celebram hoje, ao final da tarde, uma reunião em Bruxelas, que deverá ser dominada pelas situações em Espanha, Grécia e Chipre.

O Banco Central Europeu integra a ‘troika’ que supervisiona a implementação do programa de ajustamento em Portugal, juntamente com a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI).