Exames 2012. Média nacional da prova de Matemática do 9º ano subiu, taxa de reprovação diminuiu


Os resultados das provas de Matemática do 9º ano registaram uma melhoria em relação ao ano passado com uma subida de 10 pontos percentuais na média nacional e uma diminuição na taxa de reprovação. Segundo dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC) hoje divulgados, na disciplina de Matemática, a média nacional foi de 54…


Os resultados das provas de Matemática do 9º ano registaram uma melhoria em relação ao ano passado com uma subida de 10 pontos percentuais na média nacional e uma diminuição na taxa de reprovação.

Segundo dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC) hoje divulgados, na disciplina de Matemática, a média nacional foi de 54 por cento, mais 10 pontos percentuais relativamente ao ano passado, e a taxa de reprovação situou-se nos 27 por cento o que significa quatro pontos percentuais abaixo do registado em 2011.

Por outro lado, a percentagem de classificações de nível 1 e 2 também desceu ao situar-se nos 45 por cento o que segundo o ministério corresponde a três pontos percentuais abaixo do verificado nos últimos dois anos.

Na disciplina de Língua Portuguesa, a média nacional foi também de 54 por cento, mais três pontos percentuais relativamente a 2011 mas a taxa de reprovação situou-se nos 11 por cento, mais dois pontos percentuais em relação a 2011.

Segundo o ministério, a percentagem de alunos que obtiveram classificações de nivel 1 e 2 foi 36 por cento.

Os dados estatísticos relativos às provas de final do 3º ciclo do ensino básico referem-se à 1ª chamada, considerando o MEC que os resultados da 2ª chamada têm significado estatísticos pouco relevante dado o reduzido número de alunos.

No 3º ciclo do ensino básico, realizaram-se 92.976 provas na disciplina de Língua Portuguesa e 93.599 na disciplina de Matemática.

Nestas provas estiveram envolvidos 5.225 professores.