Exames 2012. Chumbos no secundário baixaram a Matemática e a Português


As taxas de reprovação nos exames do Secundário baixaram a Português e Matemática, com o Português a subir para uma média positiva de 10,4 em 20, revelou hoje o Ministério da Educação e Ciência. De acordo com os dados da primeira fase – que este ano foi obrigatória – a taxa de reprovação a Português,…


As taxas de reprovação nos exames do Secundário baixaram a Português e Matemática, com o Português a subir para uma média positiva de 10,4 em 20, revelou hoje o Ministério da Educação e Ciência.

De acordo com os dados da primeira fase – que este ano foi obrigatória – a taxa de reprovação a Português, a prova feita pelo maior número de alunos (mais de 72 mil), desceu de 10% em 2011 para 8% este ano.

A média da prova, considerando só os resultados dos alunos internos – que frequentam as aulas da disciplina o ano todo – subiu de 9,6 para 10,4.

Se se considerarem os alunos na globalidade, a média subiu de 8,9 para 9,5.

A taxa de reprovação na Matemática A, uma prova feita por mais de 49 mil alunos baixou de 20 para 15%.

A média, considerando os resultados dos alunos internos, desceu de 10,6 para 10,4 este ano. A média global desceu de 9,2 para 8,7.

Na prova de Matemática para as Ciências Sociais, prestada por mais de nove mil alunos, verificou-se uma descida de 11,3 para 10,6 na média dos alunos internos e uma subida de 9 para 10% da taxa de reprovações.

Quanto ao exame de Matemática B, feito por 5.600 alunos, foi o descalabro: a taxa de reprovações subiu de 11 para 21% e a média desceu de 11,9 para 8,8.

Na Geometria Descritiva, a que responderam cerca de 10 mil alunos, o resultado foi mais animador, uma vez que a média subiu de 10 para 10,7 e a taxa de reprovações desceu de 16 para 15%.

Quanto à prova de Literatura Portuguesa, feita por mais de 2000 alunos, a taxa de reprovações caiu de 14 para 8% e a média dos alunos internos subiu de 9,3 para 10,9 pontos.

A prova de Filosofia, que voltou a realizar-se este ano, não foi além de 8,9 de média, com uma taxa de reprovações de 12%.

O Ministério destaca a "relativa estabilidade" dos resultados das provas no Secundário.

De 362.414 alunos inscritos, 324.048 fizeram as provas na primeira chamada, que este ano era obrigatória, para 25 disciplinas.

A corrigi-las estiveram 6.806 professores.