A reunião de segunda-feira de ministros das Finanças da zona euro será seguida de outra, a 20 de julho, para discutir a aplicação dos mecanismos anticrise, anunciou o ministro francês, Pierre Moscovici.
"O Eurogrupo, amanhã (segunda-feira), vai começar (a) traduzir em atos" as decisões tomadas no final de junho pelos líderes da zona euro "e haverá uma outra (reunião) em julho, no dia 20", disse o ministro das Finanças francês à imprensa à margem de uma conferência económica em Aix-en-Provence, sudeste de França.
Segundo Moscovici, esta segunda reunião foi evocada oficiosamente, mas ainda não está confirmada oficialmente.
O ministro sublinhou que a zona euro deve concretizar "rapidamente" as decisões tomadas em junho, nomeadamente a supervisão bancária integrada, para abrir caminho à recapitalização direta da banca espanhola.
"É muito importante darmos sinais tangíveis de que o que dissemos no conselho europeu" de 28 e 29 de Junho "vai traduzir-se verdadeiramente em atos. Não tenho dúvidas quanto a isso", afirmou.
"O que os mercados e todos os atores económicos esperam é que o último conselho europeu seja traduzido em atos", acrescentou.