Audiências. Mais espanhóis vêem a meia-final com Portugal do que a final com a Itália


Quantos espanhóis vêem a meia-final com Portugal, a uma quarta-feira? 16,4 milhões. E quantos espanhóis vêem a final com a Itália, a um domingo?


Quantos espanhóis vêem a meia-final com Portugal, a uma quarta-feira? 16,4 milhões. E quantos espanhóis vêem a final com a Itália, a um domingo? “Só” 15,7 milhões.


A curiosidade repete-se em Itália, onde há mais gente a ver a meia-final com a Alemanha (23,2 milhões) que a decisão (22,4 milhões). Este são apenas dois dados divulgados pela Columbus Media International, empresa responsável pela estatística televisiva dos 31 jogos do Euro-2012.


Em Portugal também há números excêntricos? Sim, há. O último jogo da fase de grupos, com a Holanda, tem, por exemplo, mais adeptos (3,7 milhões) que a qualificação para a meia-final naquele 1-0 à República Checa (3,5).


O caso da França é igualmente curioso. Então não é que há mais pessoas a ver a final (12,8 milhões) que qualquer jogo da sua selecção, recebendo o terceiro da fase de grupos, contra a Suécia, mais atenção (12,1) que os quartos-de- -final com a Espanha, a um sábado (11,2)? Incroyable.


E nos EUA? Ah, pois é, desta não estaria à espera. Lá longe, o Euro também chama a atenção. Em menor escala, claro (atenção à relação população-telespectadores). O jogo mais visto da fase de grupos é o Itália-Espanha (1,9 milhões) e a esse segue-se o Alemanha-Portugal (1,6). Na final, um recorde de 3,683 milhões. Mais do que por exemplo Ucrânia (2,5), Reino Unido (2,5), Suécia (2,1) e Portugal (2,1).


Nos 13 países estudados pela Columbus (Croácia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Polónia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia, Reino Unido, Ucrânia e EUA), o jogo mais visto é o da final, com 120 milhões de espectadores, mais a meia-final Itália-Alemanha (108) e a completar o pódio a outra meia-final Espanha-Portugal e os quartos-de-final Itália-Inglaterra (98).


Além da vitória no Europeu, a Espanha é a campeã do número de espectadores acumulados durante a competição (488 milhões), seguida por Itália (481), Alemanha (386) e Portugal (323). Em termos de fidelidade, a Holanda é a rainha: rating mais alto (52 por cento vs. Portugal) e mais share (87 por cento vs. Dinamarca).