OE2012. Mais tempo significaria mais endividamento e eventualmente mais sacrifícios, diz porta-voz do PSD


O porta-voz da Comissão Política Nacional do PSD rejeitou hoje uma renegociação dos prazos do programa de ajustamento financeiro de Portugal e defendeu que mais tempo significaria mais endividamento e, eventualmente, mais sacrifícios para os portugueses. A direção nacional do PSD demarcou-se assim da posição assumida pelo deputado e vice-presidente da bancada social-democrata Miguel Frasquilho,…


O porta-voz da Comissão Política Nacional do PSD rejeitou hoje uma renegociação dos prazos do programa de ajustamento financeiro de Portugal e defendeu que mais tempo significaria mais endividamento e, eventualmente, mais sacrifícios para os portugueses.

A direção nacional do PSD demarcou-se assim da posição assumida pelo deputado e vice-presidente da bancada social-democrata Miguel Frasquilho, que se manifestou a favor da eventualidade de a “troika” [Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional] conceder mais dois anos a Portugal para fazer o seu ajustamento financeiro.

"Quando se fala de mais tempo, estamos a falar de mais endividamento e de, eventualmente, mais sacrifícios", defendeu Jorge Moreira da Silva, em declarações aos jornalistas, na sede nacional do PSD, em Lisboa.

"Eu não percebo a razão pela qual, estando nós em julho e não havendo capacidade para fazer uma extrapolação linear para os resultados orçamentais para dezembro deste ano, estarmos a passar aos portugueses a ideia de que devemos desistir ou de que devemos transigir nos nossos objetivos", acrescentou.

Jorge Moreira da Silva referiu que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, tem insistindo que "uma boa execução é o que permitirá evitar que mais sacrifícios sejam colocados aos portugueses".

"É nisso que o Governo está empenhado, é nisso que todos devemos estar empenhados antes de começar a discutir a eventual renegociação, que não se justifica, até porque nem a ‘troika’ aponta para essa necessidade", concluiu.