Estima-se que as férias portuguesas deste Verão de 2012 vão ser passadas o mais perto de casa possível. Em vez de nos deixarmos abater pela austeridade, olhe–se para o lado positivo: não temos de participar nas infindáveis peregrinações balneares, não temos de aprender a pedir uma imperial noutra língua (apesar de mesmo assim haver alguma confusão) e sobretudo temos uma nova oportunidade de descobrir Portugal.
Para quem concorda que na costa alentejana se estendem as melhores praias de Portugal, o Zmar Eco Camping Resort & Spa – a 13 km da Zambujeira do Mar – é uma das possibilidades para usufruirmos do Verão de rabo tremido e costas para o sol. “O Zmar pegou num produto de luxo e tornou-o acessível a todos. O mesmo que fez uma Zara ou um Ikea”, explica Francesca de Mello Breyner, da equipa do Zmar. A um preço económico de 30€ por noite, o alojamento começa sempre pela última letra do alfabeto: o Zvilla tem uma casinha de 40 metros quadrados; o Zchalet é – claro está – um chalet de madeira com dois quartos; e o Zmóvel, uma casa móvel para dois adultos. Independentemente do espaço escolhido, o resort é um lugar privilegiado para famílias. Situado num local fechado e interdito a automóveis, as crianças podem perder-se pelas várias actividades, desde a alimentação de animais a ateliers relacionados com o meio ambiente.
Para não terminar as referências à letra que Zorro rasgava nas camisas dos adversários, o espaço de repouso Zpa convence-nos a esquecer a confusão da praia, com hidroterapia, sauna, banho turco e jacuzzi. Em preparação anatómica para a praia do Carvalhal podemos também queimar umas calorias nas várias actividades desportivas, como o Circuito de Arvorismo (andar equilibrado em redes entre as árvores) e o Percurso Pedestre (bolhas nos pés). Mas claro que podemos sempre olhar com desdém para estas actividades e numa limpeza de consciência irmos ao Zpa para um Tratamento de Emagrecimento.
O Zmar não se faz só de banhistas e desportistas, sendo também um difusor do ecoturismo em Portugal. A conservação e a sustentabilidade ambiental podem não estar no topo da nossa lista de férias, mas é um bem necessário. O resort está construído de acordo com a política ambiental, respeitando o espaço e minimizando o impacto erosivo na natureza. Aproveitando a sua extensa área natural, o camping oferece em paralelo aos alojamentos base – na zona de alvéolos – um campismo tradicional a 5 euros por noite. Se não quiser a confusão do campismo no Sudoeste TMN, a Zmar têm à disposição pacotes especiais para a altura do festival que incluem os bilhetes (desde 150€).
www.zmar.eu