O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que convocaram uma greve para 11 e 12 de julho, apelam aos utentes para não frequentarem os serviços de saúde públicos durante os dias da paralisação.
Num apelo conjunto, as duas organizações sindicais de médicos pedem aos utentes do SNS para não recorrerem aos serviços de saúde nesses dois dias “a não ser em situações de urgência cobertas pelos serviços mínimos”.
Um panfleto que está a ser distribuído à população pelos dois sindicatos – que contam com o apoio da Ordem dos Médicos nesta greve – o SIM e a FNAM explicam que estes profissionais estão em luta porque defendem “acesso para todos, não apenas para quem possa pagar: taxas, transporte, tratamentos, medicamentos, recuperação ou repouso”.
“Os médicos defendem a qualidade no exercício profissional pela manutenção das carreiras médicas – avaliação, concursos, promoção dos mais qualificados”, lê-se no panfleto.