A GDA – Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes distinguiu com os Prémios de Atores de Cinema Fundação GDA, Fernando Luís, Nuno Lopes e Rita Martins, foi hoje divulgado.
Os atores Fernando Luís e Nuno Lopes vão recber em ex-aequo o Prémio de Melhor Ator Principal, pelos seus papéis, respetivamente, nos filmes "América", de João Nuno Pinto, e "Sangue do meu Sangue", de João Canijo.
Rita Martins receberá o Prémio Melhor Atriz Secundária pelo seu papel em "Efeitos Secundários", de Paulo Rebelo.
A cerimónia de entrega dos galardões será no próximo dia 11, às 18:30, no Teatro do Bairro, em Lisboa.
O júri foi constituído pelos atores João Perry, António Rama e Maria Amélia Matta, que "avaliou o trabalho dos atores e atrizes que participaram em 16 longas-metragens de ficção nacional, estreadas ao longo do ano de 2011", disse à Lusa fonte da GDA.
Esta é a quinta edição dos Prémios de Atores de Cinema Fundação GDA que, em anos anteriores, premiou Ivo Canelas, José Eduardo, Anabela Moreira, Tiago Rodrigues, Soraia Chaves, Virgílio Castelo, Leonor Baldaque e São José Correia.
O prémio "tem como intuito reconhecer e distinguir o talento e o trabalho dos atores e atrizes portugueses. Este Prémio, que tem um valor exclusivo porque foi criado por artistas, é decidido por um júri que integra apenas atores e distingue os seus pares", disse à Lusa Suzana Borges, responsável pelo Fundo Cultural da GDA.
O galardão, entregue desde 2007, visa distinguir, anualmente, "o trabalho dos atores e das atrizes de nacionalidade ou língua portuguesa, no formato cinema", disse Suzana Borges.
A cooperativa GDA, sem fins lucrativos, foi fundada em 1995 e gere os direitos dos artistas, incluindo a cobrança dos seus direitos conexos ou de transmissão, e a sua distribuição pelos seus titulares ou herdeiros.
O Fundo Cultural da GDA tem "como finalidade apoiar os cooperadores e criar ou financiar iniciativas que deem a conhecer a natureza e a importância dos direitos conexos dos artistas, intérpretes ou executantes, assim como estimular a formação contínua dos seus associados, com a finalidade de promover as suas carreiras e dignificar os artistas", refere uma nota da cooperativa.