Fogo em Sines mobiliza 137 bombeiros e dois helicópteros bombardeiros


Cento e trinta e sete bombeiros, auxiliados por 41 viaturas e dois helicópteros bombardeiros estão a combater o fogo deflagrado ao início da tarde de hoje em Sines, revela a Autoridade Nacional de Proteção Civil. Segundo o sítio da Autoridade Nacional de Proteção Civil na Internet, este fogo, que está a consumir floresta em Provença-a-Nova…


Cento e trinta e sete bombeiros, auxiliados por 41 viaturas e dois helicópteros bombardeiros estão a combater o fogo deflagrado ao início da tarde de hoje em Sines, revela a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Segundo o sítio da Autoridade Nacional de Proteção Civil na Internet, este fogo, que está a consumir floresta em Provença-a-Nova é, dos 46 já registados hoje, o que mobiliza mais meios.

De acordo com a página da Proteção Civil, o fogo que lavrava naquele local do concelho de Sines tinha uma frente ativa, às 18:35.

Às 19:30, encontravam-se ativos três incêndios em Portugal, de acordo com a mesma fonte.

Começou hoje a época considerada mais crítica no que respeita a incêndios florestais, tendo sido ativada a “Fase Charlie”, durante a qual mais de nove mil bombeiros se encontram de prevenção.

O alerta para o fogo de Sines foi emitido às 13:18.

Este ano é já considerado o pior em área ardida e ocorrências da última década: entre janeiro e 15 de junho, registaram-se 10.737 fogos que consumiram 34.135 hectares, diz o relatório provisório da Autoridade Florestal Nacional.

Durante a fase “Charlie”, que termina a 30 de setembro, vão estar operacionais 44 meios aéreos, 2.248 equipas de diferentes forças envolvidas, 1.982 viaturas e 9.324 elementos.

Os mais de nove mil elementos destacados para combater as chamas pertencem aos corpos de bombeiros, GNR, PSP, Força Especial de Bombeiros “Canarinhos” da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e AFOCELCA (agrupamento de empresas para a proteção contra incêndios).